V Seminário Integrado de SS

01/11/2007

Para encerrar o ano letivo, foi realizado, no dia 31 de outubro de 2007, o V Seminário Integrado entre Disciplinas, Oficinas e Estágio com os alunos do 1º ao 4º ano de Serviço Social da Toledo/PP como uma atividade de integração entre ensino, pesquisa e extensão. Essa atividade pretende se configurar como um espaço de comunicação e debate de artigos científicos phttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/simposiointe2007site.gifroduzidos pelos alunos da graduação.

“A proposta de realização deste Seminário Integrado emerge do projeto de formação profissional do aluno desta Faculdade de Serviço Social, expresso em seu projeto pedagógico, que objetiva atribuir organicidade ao processo educativo, do qual decorre a construção coletiva de eixos temáticos, para o qual devem confluir as disciplinas, as oficinas, o estágio e a supervisão acadêmica. Por essa via, o Seminário Integrado entre Disciplinas, Oficinas e Estágio, constitui-se em uma das formas possíveis de se processar a articulação e integração entre os vários componentes da matriz curricular”, explicou a professora e gestora de estágio, Juliene Aglio de Oliveira.

Os objetivos deste Seminário que tem a parceria do Núcleo de Estágio da Toledo – NET e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo – NEPE eram estimular o desenvolvimento de uma postura crítica e investigativa dos alunos de graduação, diante das questões pertinentes ao espaço de trabalho profissional do assistente social, fundamentadas na direção social da profissão; propiciar a apreensão do serviço social articulando fundamentos históricos teóricos e metodológicos da vida social e do trabalho profissional com as demandas institucionais; além de oportunizar o desenvolvimento do rigor metodológico para potencializar a participação em eventos de natureza científica.

Os alunos do 3º e 4º anos apresentam oralmente uma sistematização relativa ao processo de estágio, discutida na supervisão acadêmica. Já os alunos do 1º e 2º anos participaram como ouvintes.

Este Seminário é um espaço pedagógico de apresentação da sistematização e debate
sobre os campos de trabalho do Assistente Social, produzido pelos alunos de 3º e
4º anos, resultantes do processo de articulação entre Disciplinas, Oficinas
e Estágios.

Todos alunos, professores,  supervisores acadêmicos e supervisores de
estágio estavam envolvidos neste Seminário.