Sebrae realiza capacitação

13/11/2007

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – SEBRAE/PP Regional de Presidente Prudente realizou, entre os dias 5 e 9 de novembro, o programa SEBRAE no CAMPUS, a fim de capacitar professores de Universidades paulistas para ministrarem a disciplina de Empreendedorismo, permitindo que estudantes, de qualquer área, possam adquirir cohttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/cursosebrae2007sitecapa.gifnhecimentos sobre os fundamentos para a abertura e gerenciamento do próprio negócio.

Os palestrantes foram Marcos Pedro Lopes e Pedro Campolino (foto: junto aos professores da Toledo/PP).

Aproveitando esta oportunidade, diversos professores da Toledo/PP participaram dessa capacitação. São eles: Everson José Juarez, Fábio Ibanhez Bertuchi, João Cezário Giglio Marques, Ronaldo Machado, Walter Klienchen Dallari e Wilson de Luces Fortes Machado. (confira depoimento dos professores na próxima edição do Toledo News).

Este curso foi composto de três módulos: Módulo I Indivíduo – para promover o conhecimento do que é ser empreendedor, definir o perfil empreendedor para o desenvolvimento das competências empreendedoras, auto-avaliação das competências empreendedoras, construção da visão de futuro, valores e crenças, identificação, oportunidades, definição de metas e depoimento de um empreendedor; Módulo II Mercado – para promover a análise de cenário (globalização), estudo de viabilidade, foco, diferencial competitivo e competência interna, comportamento e relações de mercado, formulação de rede e negociação; e Módulo III Plano de Negócios – phttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/tunelsabersite1.gifara promover o desenvolvimento do plano de negócios: marketing, produção, organização, gerenciamento e finanças. “Este projeto é a continuação de algumas ações específicas que o Sebrae vêm realizando, como também o Túnel do Empreendedor (que esteve na Toledo conforme foto ao lado).

"A idéia dessa capacitação é fazer com que esses professores utilizem em suas disciplinas de empreendedorismo ou em outra que achar mais cabível o que foi aprendido, já que o empreendedorismo é uma das alavancas do século XXI que, de certa forma, possibilita aos profissionais e alunos ter uma visão de como se tornar um empreendedor”, afirmou o gerente regional do SEBRAE, José Carlos Cavalcante que ressalta “Empreendedorismo é trazer o futuro para o momento presente. Empreender é ter visão, inovar, acreditar e conseguir realizar”.

Outro ponto de destaque deste programa foi fazer com que os professores despertem no corpo discente o espírito de empreendedor para que os alunos não apenas almejem trabalhar em grandes empresas como as multinacionais. “Ocorre que, a cada dia, o mercado está mais competitivo, as oportunidades são menores e o processo seletivo bem mais rígido. Assim abrir o próprio negócio é uma opção que a cada dia atrai um maior número de pessoas; mas para isso é necessário que se tenha esse espírito empreendedor”, completou Cavalcante.