Produtos têm queda de 0,44%

12/11/2007

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou a pesquisa de preços no dia 6 de novembro de 2007, sendo constatada queda de 0,44% em relação ao mês anterior, diferente do INPC e IPCA, que apresentaram alta no período. A pesquisa foi realizada nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

Vários grupos apresentaram queda e o que mais se destacou foi novamente o de Frios/Laticínios com 4,55% de diminuição nos preços. Este fato aconteceu em razão dos preços do Leite e de seus derivados terem queda constante nos últimos meses. Os produtos que mais se destacaram foram o Queijo Mussarela (fatiado Kg), o Requeijão Nestlé 220g e Iogurte Bliss Morango 180g, que sofreram quedas respectivamente de 19,82%, 11,51% e 5,62% . Entretanto alguns produtos deste grupo tiveram alta como é o caso das Margarinas Delícia c/sal e Doriana s/sal, ambas de 500gr, com alta respectivamente de 8,21% e 6,46%.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Carnes e Embutidos (5,66%), ocasionada principalmente pela elevação do preço da Lingüiça Toscana Sadia Kg, de 15,84% e do Frango Congelado Kg que foi de 11,56%.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como é o caso da Farinha De Mandioca Deusa Crua de 500gr com variação de 80,40%, sendo encontrado o menor preço de R$1,99 e maior de R$3,59.

“Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 430,77, porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 345,29, economizando assim 24,76% do valor gasto”, informou a supervisora da EJT, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Em todas as pesquisas de preços em supermercados, a Empresa Júnior Toledo constata esta diferença de preços entre o maior e menor valor próximo a 25%. Isto significa que se o consumidor comprasse pelo menor preço desde o início do ano, no próximo mês ele teria economizado 3 meses de compras em supermercados, o que ajudaria, e muito, nos gastos de final de ano.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Felipe Meschiari Martins, Marisa de O.Carvalho, Samuel Barros Cordeiro, Murilo K. M. Haga, José Carlos de Melo e Kleber Pereira dos Reis sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira aqui a pesquisa