Prêmio Cidadania sem Fronteiras

30/11/2007

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio de seu decanato de extensão, promoveram o concurso Prêmio Cidadania Sem Fronteiras para premiar as universidades de Ensino Superior do Estado de São Paulo, rhttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/premiocidad2007capa.gifeconhecendo as práticas sociais de cada instituição. Cada universidade pôde inscrever apenas um projeto de cada curso de graduação, relacionando todas as suas fases - estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação documentados, relatórios, pesquisas e documentação fotográfica, entre outros pontos. (na foto as representantes da Toledo/PP que foram receber o prêmio, Melissa Zanatta, Clarice Yoshioka, Marlene de Toledo Pennacchi e Gilmara Funes)

A entrega do prêmio ocorreu em uma solenidade, no dia 22 de novembro de 2007.

A coordenadora de extensão da Toledo/PP, Gilmara Funes inscreveu cinco projetos da faculdade, e todos receberam uma menção honrosa sendo que desses, dois receberam uma homenagem especial, são eles: Buscando a paternidade e Inclusão Digital. O projeto Índice de Preços Toledo – IPT foi premiado como destaque social. Já os projetos Degraus Criança e Degraus Adolescente foram classificados como finalistas para concorrer ao selo. “Com essas classificações, denota-se que a Toledo/PP está exercendo a sua Responsabilidade Social e demonstrando cidadania por meio da própria empresa e do seu corpo discente e docente. Esse prêmio, com certeza, é uma excelente iniciativa, pois de acordo com o tripé ensino, pesquisa e extensão, pudemos divulgar e verificar que a extensão é tão importante quanto os outros e deve ser mais exercitada”, afirmou Gilmara.

Este prêmio cujo objetivo é reconhecer e criar referência das práticas sociais desenvolvidas pelas universidades, com a participação de seus alunos, junto às comunidades do Brasil ou do exterior,  é uma iniciativa inédita voltada às Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo.  "Há uma vontade comum, entre o Instituto da Cidadania Brasil e a Universidade Mackenzie, de desenvolver projetos de valor para a cidadania. Agora isto se torna realidade com este projeto", destacou o presidente do Instituto da Cidadania Brasil, Paulo Saab, de acordo com entrevista no site do Instituto da Cidadania.

A parceria une a expertise do Instituto da Cidadania Brasil, na área social, ao conhecimento acadêmico e experiências da Universidade Mackenzie, a favor da formação e informação dos universitários. O Instituto promove, há seis anos, o Prêmio Construindo a Nação, destinado ao ensino médio, que desde 2006 vem sendo realizada em âmbito nacional, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).  Saab observa que, pela primeira vez, será possível mostrar e conhecer quais ações e práticas as universidades estão realizando junto às comunidades. "O Prêmio é um meio de estimular e dar conhecimento sobre o que está se realizando de bom nas universidades e que deve servir de exemplo para a sociedade", afirmou.

A partir dessa iniciativa, os melhores projetos de cidadania não só serão premiados e conhecidos, como poderão ser identificados com um selo criado pelos organizadores da premiação, e que equivalerá a um título de excelência em projetos de cidadania. Nesse sentido, o presidente do Instituto da Cidadania Brasil destacou que o objetivo da premiação é formar uma rede com as universidades, que possa influenciar na formação de políticas públicas. "Esta iniciativa vai se multiplicar por outras universidades, assim como aconteceu, no ensino médio, com o Prêmio Construindo a Nação", observou a professora Rose Louback, assessora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que já atua em parceria com o Instituto desde 2002 nessa premiação.

O reitor da Universidade Mackenzie, Manasses Claudilo Fonteles, destacou a importância de se premiar quem faz extensão. "A extensão atinge toda a comunidade, e aí está o caminho da cidadania", ressaltou ele.

(Fonte: site do Instituto da Cidadania.)