Crianças alegram idosos em lar de PP

05/11/2007

O projeto de extensão da Toledo/PP Co-eduação de Gerações - Uma proposta Intergeracional, em andamento desde 2004, realizou, no dia 1º de novembro de 2007, mais uma atividade. http://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/larsaorafael2007capa1.gif

Desta vez, os alunos da 8ª série da Escola Marieta Ferraz de Assunção, que participam do projeto, fizeram uma apresentação de Fanfarra no Lar São Rafael pra alegrar os idosos.

O Co-educação de Gerações - Uma proposta Intergeracional é um projeto em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Ele desenvolve ações com pessoas idosas e adolescentes de três comunidades, nas escolas: Escola EstADual "Dr. JOSÉ FOZ;  Escola  Estadual  "Florivaldo LeaL e Escola Estadual Professora "MARIETTA FERRAZ DE ASSUMPÇÃO”.

É um projeto inédito no Estado de São Paulo cujo objetivo principal é transformar a realidade no entorno dos idosos e dos adolescentes, a partir da aceitação de uns pelos outros, oferecendo um espaço de convivência, um modo de descobrir o significado de suas ações. Envolve professores, alunos e seus familiares.

Objetivo:

Garantir uma consciência coletiva, visando construir uma sociedade para todas as idades e promover o envelhecimento bem sucedido, priorizando a convivência positiva entre os mais velhos e os mais jovens. Também enriquecer a troca de experiências entre os indivíduos, resultando em famílias, instituições e comunidades mais unidas e felizes.

Ações:

Os alunos das escolas sempre vêm à Toledo/PP participar das aulas do programa de extensão Toledo Aberta à Melhor Idade. As alunas da Melhor Idade também vão até as escolas. Os extensionistas do projeto, alunos da Toledo/PP, já foram nas três escolas: em um primeiro momento, conversaram com os professores, em um segundo, com os alunos e, em um terceiro, com a família dos alunos, inclusive avós, já que muitos são criados por eles.

Coordenação: Maria Ângela C.Souza Maltempi, Assistente Social e Gerontóloga. Coordenadora do Programa Toledo Aberta à Melhor Idade – Educação continuada para Idosos.

Extensionistas que participam do projeto: Todas alunas da Toledo/PP, Edileine Costa Briguenti (Serviços Social); Sarah Gracielle Silva (Direito); Maria Carolina Carvalho de Carlos (Serviço Social); Suelen Nara Matos Mative ( Serviço Social).