Toledo exibe projetos de extensão

30/10/2007

A comunidade prudentina teve, no dia 27 de outubro de 2007, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as atividades de extensão desenvolvidas pela Toledo/PP, durhttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/diadaresponsocial2007capa.gifante o Dia da Responsabilidade Social.

Esse evento tem como objetivo mobilizar as Instituições Particulares de Ensino Superiores para mostrarem à comunidade as ações resultantes dos projetos de extensão desenvolvidos por elas.

Organizado, respectivamente, pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - SEADS e pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, o setor privado de Ensino Superior se mobiliza por essa causa social com projetos e ações em benefício das comunidades de seu entorno.

As atividades da Toledo/PP no Dia da Responsabilidade Social tiveram início com uma apresentação de Tai-chi-chuan feita pelas alunas do projeto Toledo Aberta à Melhor Idade.

Depois o psicólogo, mestre em educação e doutorando em cooperativismo, Jerson Joaquim da Silva falou sobre “A importância da coleta seletiva e a destinação do lixo urbano”. “Presidente Prudente produz 210 toneladas de lixo por dia, das quais 80% vai para o lixão, um número muito alto, já que boa parte poderia ser reaproveitado. Vai chegar um dia em que não teremos mais onde colocar esse volume todo de lixo, por isso, é preciso conscientização e tomada  de decisão o quanto antes. Prudente é uma das cidades mais limpas do Brasil, porém está muito atrasada, já que ainda não tem um aterro sanitário. Vamos lá, vamos mudar esta situação antes que seja tarde”, ressaltou Jerson.

Depois, o professor de Caratê do projeto Degraus Criança, Elton Shiratomi da Silva contou um pouco sobre sua disciplina e a história das crianças do Degraus e depois fez uma apresentação.

Também estavam sendo exibidos painéis de projetos de extensão que a Toledo/PP desenvolve, tais como: Consumidor Consciente, Pesquisa de Mercado, Projeto Degraus Criança e Adolescente, Toledo Aberta à Melhor Idade, atividades junto ao Procon, entre outras.

Além disso, no período da manhã,foi realizado o projeto Declaração de Isento, que consiste em uma atividade multidisciplinar de orientação e atendimento à comunidade, para a realização da Declaração de Isento da Receita Federal, socializando o conhecimento nas áreas do Direito Tributário e Fiscal.

“Foi uma manhã muito agradável na qual pudemos apresentar todos os projetos sociais para a comunidade, a fim de tomarem conhecimento e poderem divulgar e participar. Lançamos a coleta seletiva de lixo e apresentamos para a comunidade a responsabilidade individual na quantidade e destinação do lixo urbano. A Toledo/PP usou o dia da responsabilidade social para despertar na comunidade a sua parcela de contribuição. Ser responsável é proporcionar oportunidades melhores para a comunidade e melhorar o ambiente onde vivemos. O dia serviu para despertar em cada um sua parcela de responsabilidade com a melhoria do ambiente onde vivemos”, afirmou a coordenadora de extensão da Toledo/PP, Gilmara Funes.

Outro projeto que foi lançado no dia foi o “Do Papel ao Livro”, Com esse projeto, a Toledo/PP exercerá a sua responsabilidade social e envolverá os alunos em ações ecologicamente corretas. A Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários - CEAC encaminhará os papéis arrecadados para pesagem e venda. O valor arrecadado será utilizado para adquirir livros para a biblioteca “Visconde de São Leopoldo”, da Toledo/PP.

“A finalidade da proposta é arrecadar, junto aos alunos e comunidade, papel usado para ser vendido para reciclagem. A arrecadação com a venda dos papéis será revertida em livros a serem adquiridos pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários e doados para a biblioteca”, explicou Gilmara.

A caixa de arrecadação ficará localizada no Núcleo de Estudos e Pesquisa - NEPE, nas secretarias I e II e na secretaria da Pós-Graduação.

Dia da Responsabilidade Social

O Dia da Responsabilidade Social, por sua vez, é realizado anualmente pela ABMES e procura estimular as IES de todo o país a organizarem, na data escolhida, a exposição de projetos sociais de extensão junto às comunidades.

Só no Estado de São Paulo, onde o evento tem o apoio do SEMESP, até o momento já são cerca de 80 instituições cadastradas para o Dia da Responsabilidade Social, 25% do total de IES que aderiram à campanha em todo o Brasil. No ano passado, o evento contou com a participação de 91 IES do Estado de São Paulo. Após o Dia, foi contabilizado o envolvimento de 3.645 professores e 26.437 alunos em ações que atenderam a mais de 160.000 pessoas.