Pesquisa da EJT relata alta de 1,73%

15/10/2007

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou a pesquisa de preços no dia 9 de outubro de 2007, sendo constatada alta de 1,73% em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Cereais e Mercearia com 4,58%, ocasionada principalmente pela elevação do preço do feijão carioquinha Da Hora 34,95%, e da Maionese Hellmann´s 13,26%. Ainda dentro deste grupo, todos os tipos de açúcares tiveram queda entre 3,72% e 5,60%.

O grupo que apresentou maior queda foi o de Frios/Laticínios com 0,23% de queda. Este grupo no mês passado tinha sido o grupo com a maior alta nos preço, devido principalmente a elevação no preço do leite e seus derivados.  Esta queda aconteceu em razão da baixa nos preços do Leite Tipo B Novo Leite e Santa Clara, que foi de 12,29% e 10,24%. O maior destaque vai para o Leite Integral Líder (caixa), que nas últimas três pesquisas vem sofrendo uma constante queda que neste mês alcançou 24,55%.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando promoções que refletem diferença de preços de até 72,93% como no caso da Lingüiça Toscana Sadia com o menor preço a R$ 3,99 e o maior preço a R$ 6,90.

Pode-se concluir que os supermercados de Presidente Prudente estão em sintonia com o restante do país, onde os preços dos alimentos têm sido um dos grandes responsáveis pela elevação dos índices de inflação.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 433,80, porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 346,93, economizando assim 25,04% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Guilherme F.Oliveira, Felipe Maschiari Martins,  Marisa de O.Carvalho, Samuel Barros Cordeiro, Murilo K. M. Haga e Ricardo Guilherme  Cruz Conti sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira o resultado da pesquisa