Dia da Responsabilidade Social

26/10/2007

O dia 27 de outubro de 2007 será marcado pelo Dia da Responsabilidade Social, evento que tem como objetivo mobilizar as Instituições Particulares de Ensino Superiores para mostrarem à comunidade as ações resultantes dos projetos de extensão desenvolvidos por elas.

Organizado, respectivamente, pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - SEADS e pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, o setor privado de Ensino Superior está se mobilizando por essa causa social com projetos e ações em benefício das comunidades de seu entorno.

A Toledo/PP também se mobiliza pelo Dia da Responsabilidade Social e, no dia, irá promover algumas atividades, entre elas terá haverá uma palestra, às 10h, com o psicólogo, mestre em educação e doutorando em cooperativismo, Jerson Joaquim da Silva que vai falar sobre “A importância da coleta seletiva e a destinação do lixo urbano”, ressaltando a responsabilidade da comunidade nesta ação. A palestra é aberta a toda comunidade.

Em seguida, as crianças do projeto Degraus farão uma apresentação de Caratê, além do que também serão exibidos painéis de projetos de extensão que a Toledo/PP desenvolve, tais como: Consumidor Consciente, Pesquisa de Mercado, Projeto Degraus Criança e Adolescente, Toledo Aberta à Melhor Idade, atividades junto ao Procon, entre outras. Todos os eventos serão realizados no calçadão da Toledo/PP.

Além disso, no período da manhã, dentro ainda do Dia da Responsabilidade Social será realizado o projeto Declaração de Isento, que consiste em uma atividade multidisciplinar de orientação e atendimento à comunidade, para a realização da Declaração de Isento da Receita Federal, socializando o conhecimento nas áreas do Direito Tributário e Fiscal. Os interessados podem estar vindo até a Toledo/PP.

Esta ação do Dia da Responsabilidade Social tem apoio do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - SEMESP.

O Dia da Responsabilidade Social, por sua vez, é realizado anualmente pela ABMES e procura estimular as IES de todo o país a organizarem, na data escolhida a exposição de projetos sociais de extensão junto às comunidades.

Só no Estado de São Paulo, onde o evento tem o apoio do SEMESP, até o momento já são cerca de 80 instituições cadastradas para o Dia da Responsabilidade Social, 25% do total de IES que aderiram à campanha em todo o Brasil.

No ano passado, o Dia da Responsabilidade Social contou com a participação de 91 IES do Estado de São Paulo. Após o Dia, foi contabilizado o envolvimento de 3.645 professores e 26.437 alunos em ações que atenderam a mais de 160.000 pessoas.