Colação 5º B de Direito

05/01/2007

Tiveram início no dia 5 de janeiro as Colações de Grau da Toledo/PP. A primeira turma a colar grau foi a B de Direito, que leva o nome de Turma Professor Rufino Eduardo Galindo Campos; as demais serão realizadas ainda no mês de janeiro.

A cerimônia de Colação de Grau é um dos momentos mais marcantes da formatura, pois é onde é outorgado o grau ao aluno. Além disso, essa solenidade é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários, pais e alunos externam seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida e o esforço valeu a pena.

Para os estudantes, essa é sem dúvida uma ocasião que ficará guardada para sempre e um dos momentos mais especiais da vida acadêmica, já que o próximo passo é encarar o mercado. "Sinto uma grande alegria em estar me formando, principalmente por ser em uma faculdade tão respeitada como a Toledo. Agora, espero esse respeito lá fora e ter o retorno do meu investimento", disse a formanda Larissa Sanches Ferrairo.

"Sempre foi um sonho estudar na Toledo e estar me formando hoje é para mim um grande orgulho e uma grande vitória. Agora, quero fazer uma pós na área de Direito Ambiental e prestar concursos públicos", contou a formanda Simone Mariana de Lima. "A emoção é muito grande e o nervosismo também, pois é um momento muito importante em nossas vidas. Hoje é o dia da recompensa de todos esses anos", salientou o formando Artur Baratella Júnior.

"É com grande alegria que concluo meu curso de Direito, ao qual me dediquei por cinco anos. Agora, minha maior expectativa é dar início à minha carreira profissional", afirmou o formando Antônio César Camargo Jardim.

"Hoje tenho três sentimentos que resumem tudo: 1º cumprimento de um dever, 2º conquista e 3º a grande satisfação e a felicidade", resumiu o formando Fernando Pretti Serraglio que foi o orador da turma e em suas palavras ressaltou que esse é um momento em que todos devam se sentir vitoriosos já que conquistaram seus objetivos de serem bacharéis em Direito. "Após cinco de anos de estudos, lágrimas, aprovações, reprovações, erros, acertos, dúvidas, realizações, todos encontraram seu termo final que é a conclusão do curso de Direito. Nós vencemos e digo que o Direito não é uma pura teoria, mas uma forma de viver, um trabalho incessante não apenas do poder público, mas sim de toda uma nação", finalizou.

O paraninfo da turma foi o professor Cláudio José Palma Sanches, o patrono o professor Paulo Eduardo D´Arce Pinheiro, a patronesse a professora Gilmara Pesquero Fernandes Mohr Funes e os professores homenageados foram: Eduardo Gesse, José Maria Zanuto e José Hamilton do Amaral; o funcionário homenageado foi Ezio dos Santos.

A melhor aluna dessa turma foi a formanda Juliana Iacia Silva, que ganhou da Toledo/PP um desconto de 50% em um curso de Pós-Graduação.

"Na verdade eu esperava que outro aluno fosse o melhor, e quando anunciaram meu nome fiquei muito surpresa, mas por outro lado sinto que fui merecedora, já que me dediquei muito aos estudos, mesmo tendo que conciliá-lo com meu trabalho em Martinópolis. Eu viajava todos os dias para trabalhar e só tinha tempo de estudar de madrugada, foi um grande esforço que posso dizer que valeu muito a pena. Estou muito feliz, ainda mais porque já queria fazer Pós-Graduação, porém agora eu não teria condições, mas com a bolsa já vou começar este ano", disse ela que fará o curso de Direito Civil Processo Civil, mesma área de sua monografia. Juliana é atendente do Banco do Brasil em Martinópolis, mas mora em Presidente Prudente.

Ela contou que tinha que trabalhar para ajudar nos estudos e que sua rotina era bem puxada, mas com esse resultado não só ela como toda sua família está em festa. "Comemoramos duas vezes, meu pai então ficou muito emocionado com meu resultado. Estou muito feliz", concluiu.