EJT realiza pesquisa de junho

05/06/2006

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 1º de Junho de 2006 sendo constatada uma queda de 0,70%, em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada nos sete maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

A maior queda deu-se no grupo de Cereais/Mercearias sendo 4,20%. Os produtos que mais contribuíram para essa queda foram o Feijão tipo Carioquinha que apresentou 21,50% em relação ao mês anterior e os dois tipos de arroz pesquisados, o arroz Anceli que apresentou uma variação de 10,02% e Arroz Tio João 11,69%.

O grupo de Artigos de limpeza apresentou uma queda de 0,97% em relação ao mês de maio. Este grupo teve grandes diferenças de preços entre os estabelecimentos pesquisados como exemplo, o Sabão em pó Omo Multi Ação encontrado a R$3,08 e R$5,35, uma discrepância de 73,71%. Outra grande diferença de preços foi no setor de Carnes/Embutidos, o Frango Resfriado variou de R$1,29 à R$2,99, obtendo uma diferença de 131,78%, a maior porcentagem registrada entre os produtos da pesquisa.

O setor que apresentou a maior alta foi o grupo de Bebidas com um aumento de 2,34%. O produto que contribuiu mais para essa elevação foi a cerveja antártica encontrada por R$1,09 no mês de maio e nesta pesquisa encontrado a R$ 1,16, apresentando uma alta de 5,87%.

Com relação à variação de um mercado para o outro destaca-se novamente a importância de pesquisar, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria R$357,76, por outro lado, se efetuar a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria a quantia de R$275,56, economizando assim R$82,20.

Essa diferença se deu porque alguns estabelecimentos que pertencem a grandes redes estavam em promoção na data da pesquisa. O consumidor deve prestar atenção nestas promoções que servem para atrair clientes que acabam levando também produtos que estão fora da promoção e estão sendo vendidos acima dos preços praticados pela concorrência.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Guilherme Martinez Candido da Silva, Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Renato Garcia Sales, Cybele Cruz Martins, e dos alunos de Ciências Contábeis William Panhan Brandão e Ana Paula Mazzuchelli sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.