Regulamento dos Jogos

12/05/2006

REGULAMENTO TÉCNICO - TRUCO - DAMA - DOMINÓ - XADREZ

REGULAMENTO TÉCNICO - TRUCO
Do Baralho

- O Baralho terá as 40 (quarenta) cartas normais e o jogo "Ponto Acima"
- Os Baralhos serão cedidos pela Organização, somente podendo ser substituídos pela própria
- Nenhum jogador poderá marcar o Baralho e caso seja constatado a dupla será eliminada
- Somente as cartas que utilizadas na jogada, poderão ser recolhidas e guiadas pelo elemento (jogador) que for distribuí-las em seguida
- As cartas que não forem utilizadas, serão recolhidas de uma só vez, sem poder o encarregado de distribuição guiá-las
- As cartas que forem encobertas pelo adversário, não poderão ser guiadas

Da Dada de cartas

- Caso o embaralhador der carta errado, perderá o direito de fazê-lo novamente, passando as cartas ao adversário
- Depois de embaralhar, o encarregado de dar as cartas, dará o baralho ao jogador colocado à sua esquerda, para que o mesmo corte
- O jogador encarregado do corte, poderá cortar ou embaralhar, não sendo permitido separá-las de uma em uma
- Nenhum jogador poderá ver as cartas do Baralho, e o jogador que vai distribuí-las deverá sempre dar a primeira a um de seus adversários
- Quando o cortador somente cortar o Baralho, poderá determinar a forma de distribuição (Por baixo, Por cima)
- Quando embaralhar as cartas, não poderá determinar por onde será dado o baralho, bastando o jogador que vai distribuí-las, determinar se por cima ou por baixo
- Nenhum jogador poderá ver a boca do Baralho ou a carta de cima, e sempre que isso acontecer, serão tomadas as seguintes decisões
- Se o jogador que vai dar as cartas, perderá a vez
- Se o jogador que corta, perderá o direito de corte
- O encarregado que der as cartas poderá fazê-lo a sua maneira, isto é, reparti-las como bem entender, desde que a primeira (sem ver) seja do adversário
- A primeira carta da segunda rodada poderá ser encoberta se assim desejar o vencedor da primeira rodada

Da Vira

- A vira será sempre dada em seqüência das 13 (treze) cartas do jogo, desde que não seja a primeira carta
- A vira será sempre em, seqüência, não poderá o jogador que vai dar as cartas, olhar as cartas do Baralho e escolher uma para vira
- Quando for mão de 11 (onze), para as duas duplas, as cartas serão dada em seqüência, de três (03), e a última, a décima terceira (13ª), será a vira

Da Guia do Baralho

- As cartas que forem utilizadas poderão ser guiadas e recebidas somente pelo jogador encarregado de distribuí-las, a próxima mão. As cartas que não forem jogadas não poderão ser guiadas
- As cartas utilizadas na jogada serão recolhidas sempre pelo jogador que vai da as cartas em seguida, não podendo nenhum outro colocar as mãos no Baralho

Da Conversa entre os Jogadores

- Somente por sinais os jogadores da mesma dupla poderão se comunicar em relação ao jogo
- Nenhuma palavra poderá ser trocada entre os dois jogadores da dupla. Ex: Faça a primeira , Jogue tudo, etc...
- Quando um jogador fala, mesmo com seu companheiro, durante uma jogada imediatamente perderá o tento
- Os sinais, não poderão ser dados em código, palavras ditas pela metade ou em outro idioma

- Só por sinais, antes, durante ou depois da jogada será permitida essa espécie de comunicação

Da Trucada de Mão Empatada

- Quando da primeira mão for empatada, ou houver trucada na mesma, os três tentos serão decididos da seguinte maneira:

a) - Se a primeira mão estiver empatada, um dos jogadores truca para jogar a segunda carta, esta segunda carta poderá terminar empatada, ficando para decidir os três pontos na terceira jogada, devendo o que trucou desempatar, isso é, cortar a carta maior, caso isto não aconteça perderá os tentos.

b) - Se a trucada for na terceira rodada, sendo que as duas anteriores terminarem empatadas, a dupla que propor deverá desempatar a jogada, isto é, cortar a carta maior.

c) - Se a primeira mão terminar empatada, esta poderá continuar já na primeira dada de carta, esta poderá continuar empatada até a terceira rodada, mas, quem trucou os três, pelo empate registrando nas três jogadas, perderá os três tentos por não desempatar.

d) - Se houver empate na terceira rodada, a dupla que venceu a primeira rodada de cartas, será vencedora.

Da Mão de Onze

- Quando for mão de onze para uma dupla e esta mandar o jogo, não haverá empate
Ex:- Se as três mãos terminarem empatadas, quem está com onze perde os três tentos. - Se uma das equipes estiver com onze e outra com nove ou dez tentos, a que mandou o jogo, isto é, a que tem onze, deverá ganhar a jogada, pois se não o fizer perderá os três tentos
- Se as duas duplas estiverem de onze pontos, portanto, obrigadas a jogar poderá terminar empatadas havendo necessidade de outra dada de cartas, já que não se contará para ninguém na mão empatada (as cartas passarão para o seguinte)
- Na mão de onze, os dois jogadores poderão trocar suas cartas, para conhecimento, depois devolverem as carta e um deles determinar com as seguintes palavras: VAMOS JOGAR ou VAMOS MANDAR
- Quando a mão for de onze para qualquer das duplas, as cartas serão dadas em seqüência de três, em três, e a última carta, (13ª), será vira
- Quando uma das duas atingir a mão de onze, as treze cartas que forem utilizadas na jogada anterior, não poderão ser recolhidas e guiadas pelo elemento (jogador) que for distribuí-las em seguida
- Quando uma das duplas atingir a mão de onze, NÃO PODERÁ HAVER TRUCADA

DOMINÓ:

Parágrafo 1 - O sistema de disputa será o de eliminatória simples até a apuração do Campeão.
Parágrafo 2 - A modalidade será disputada por duplas representativas das Empresas de forma independente.
Parágrafo 3 - Cada dupla poderá inscrever um terceiro atleta como reserva.
Parágrafo 4 - Um atleta não poderá estar inscrito e participar em mais de uma dupla, mesmo como reserva.
Parágrafo 5 - O atleta reserva poderá atuar, se escalado antes do início da partida, não sendo permitida a substituição durante a partida.
Parágrafo 6 - Os jogos serão pelo sistema de melhor de 01 (uma) partidas de 05 (cinco) raios.

REGULAMENTO TÉCNICO PARA O DOMINÓ

01 - Para o primeiro raio de cada partida, mexerá as pedras qualquer dos jogadores iniciando pelo Doble de Sena. Nos raios subsequentes, mexerá o jogador que iniciou o raio anterior, seguindo pelo lado direito.
02 - Mesmo pegando 07 dobles o jogo segue normal.
03 - Os jogadores não poderão segurar as pedras nas mãos, devendo colocá-las nas mesas.
04 - As pedras uma vez arrumadas, não poderão ser tocadas.
05 - Quando for sua vez de jogar, somente deverá tocar na pedra a ser jogada.
06 - A pedra uma vez tocada ou ameaçada, deverá ser jogada, caso não couber, perderá o raio.
07 - O jogador deverá jogar uma pedra por vez, mesmo que esteja com o jogo ganho, e esperar o sinal do adversário avisando que passou.
08 - O jogador não poderá passar com a pedra na mão. Constatada essa infração, a dupla perderá o raio.
09 - O jogador pegando a pedra errada, passando com a pedra para jogar ou mesmo jogando antecipadamente, mesmo que seja para sair, perderá o raio.
10 - Em caso de fechamento do jogo, seja ele natural ou provocado, o jogador deverá jogar uma pedra por vez, pois caso contrário perderá o raio.
11 - É expressamente proibido cruzar os braços ou fazer quaisquer gestos e sinais. Constatada essa infração pela Direção, o infrator perderá o raio.
12 - Em caso de haver empate na contagem de pontos, novo raio deverá ser disputado, devendo iniciar o jogo o mesmo que o fez anteriormente.<