Coordenadores aprovam oficina
18/05/2006

Esse projeto tem como principais objetivos propiciar um espaço para envolvimento dos alunos na discussão do projeto pedagógico da FSS de Presidente Prudente e viabilizar uma avaliação discente da proposta de formação profissional, constante no projeto pedagógico em vigor.
As atividades foram desenvolvidas por 18 alunos com o apoio da coordenação de curso e dos professores.
"O projeto pedagógico não pode ser um documento formal elaborado para compor a burocracia do ensino, ele é um elemento vivo do processo de ensino aprendizagem que se objetiva em todas as atividades acadêmicas, inclusive naquelas extra-classe. Pode-se afirmar, também, que o projeto pedagógico de um curso tem maior ou menor sucesso em suas proposituras de acordo com o grau de participação dos sujeitos na sua construção e realização. Nesta perspectiva, a Faculdade de Serviço Social vem , novamente, discutir e avaliar sua proposta de formação, desta vez junto ao corpo discente, estes sujeitos fundamentais na sua objetivação. Destacamos que, com o apoio da coordenação de curso,e professores, os alunos organizaram uma oficina pedagógica e elegeram cinco pontos do projeto a serem avaliados: identidade do curso; aquisição de habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho e interdisciplinaridade", explicou a coordenadora da Faculdade de Serviço Social, Valderes Romero Bonadio.
Para os coordenadores desta oficina este também foi um momento muito importante para aprofundarem seus conhecimentos sobre a profissão e fazerem uma troca de experiências. "Esse espaço foi muito importante, pois nos mobiliza enquanto estudantes para discutirmos a proposta do curso de Serviço Social. Nosso objetivo foi alcançado e fizemos com que os alunos trocassem conhecimentos e propusessem algumas idéias", afirmou a aluna do 4º ano, Hellen Romeiro.
"Está sendo uma atividade muito rica de conhecimentos e o importante, é que por meio desses espaços, podemos aprimorar nossos conhecimentos e estimular a participação dos alunos", ressaltou Edilene Alves Costa, também do 4º ano.
"Essa oficina foi elaborada para se apresentar o projeto pedagógico do nosso curso aos alunos com o intuito de discutir as mudanças e aprimoramentos necessários, utilizando deste evento como mecanismo de participação na vida acadêmica dos alunos. E foi muito útil esta atividade e se sempre fosse realizada, poderíamos dar uma melhor noção do curso para os que estão chegando e trocando experiência com os demais", destacou Jânia da Silva Medeiros Pereira, do 4º ano.
Para Heloisa Oliveira, do 3º ano; Simone Tavares Gimenez, do 2º ano e João Roberto da Cruz Júnior do 1º ano, que coordenaram uma sala os resultados desta oficina foram todos positivos. "Os alunos se mostraram muito satisfeitos, participaram e se mostraram bem interessados no tema proposto. Foi uma oficina bem interessante, pois fomentou a discussão nos alunos e os seus comprometimentos com o projeto pedagógico do curso. Tudo isso é muito válido, pois é uma chance de participarmos do planejamento do processo pedagógico de nosso curso", avaliou o grupo.