Encontro de Mulheres segue dia 17

11/04/2006

Teve início, no dia 7 de abril, no Salão Nobre das Faculdades Integradas "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente, o 1º Encontro Regional de Mulheres Empreendedoras. No primeiro momento foi feita a abertura do evento e também aconteceu o lançamento do livro "Batons, Sonhos e Determinação" - Jeitos Femininos de Empreender, com a presença do diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Rica, do vereador Ed Thomas e dos autores os jornalistas do Sebrae-SP, Ali Hassan e Arnaldo Oliveira. Também estava presente a assessora de assuntos externos BPW - Brasil, Iria Martins que deu início ao encontro. "Este evento foi elaborado com carinho, dedicação e profissionalismo e com certeza ele fará diferença para melhor, na vida profissional de quem está participando. Queria aproveitar este momento e agradecer a Toledo pelo espaço por oferecer este espaço".

"Temos orgulho de estar aqui e colocar o desafio que é de transformar o empreendedor em um empresário com seriedade e que a mulher tenha uma representação com progresso", afirmou José Luiz Rica.

Ainda na parte da manhã, houve a palestra "Políticas Públicas para Mulheres". À tarde foi realizada uma mesa redonda com a doutora Norma Kyriakos, advogada que foi Procuradora Geral do Estado de São Paulo, a doutora em Sociologia Jurídica e advogada, Marília Gomes Campos Libório e a professora doutora em História da Educação, Arilda Inês Miranda Ribeiro; a moderadora foi a assessora da BPW, Iria Martins. O tema debatido foi "O olhar do gênero na atitude empreendedora".

"De 34 países pesquisados, foi constatado que o Brasil está entre os sete mais empreendedores e o interessante é que a participação feminina como chefes de família é grande, fato muito positivo, principalmente quando olhamos para atrás e vemos que, na Idade Média, mais de 3 milhões de mulheres foram mortas e que só a partir de 1850 que elas passaram a ter participação na esfera pública. O que não podemos esquecer é que todos os preconceitos e dificuldades que as mulheres encontram até hoje é culpa da nossa trajetória histórica e social", explicou Arilda Ribeiro.

"Nossa vida é muito rica. A luta da mulher se caracteriza pela busca das transformações da realidade, pois queremos transformar o mundo em um mundo melhor e o resultado dessas mudanças é o que chamamos de empreendedorismo. E o destino para tudo dar certo é ter amor e intuição", afirmou Norma em seu discurso.

"Mulher de bolso vazio não fala alto e não tem razão, por isso é essencial que aprendamos sempre mais e aprofundemos nossos conhecimentos, para isso é necessário ter consciência de nossos limites e humildade de saber que temos muito ainda a aprender", disse Marília Libório.

Já à noite teve início o seminário "A Virada do Pequeno e Micro Empresário" do Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Treinamento - IDE que teve a continuação durante o sábado. Na palestra foi falado sobre custos, finanças, organização, negociação, compras, estoque, marketing, planejamento e mapa mental do sucesso empresarial. Os palestrantes foram Elton Lívio Petterle, Ruy Petterle, Étorre Dall´Orto e Loryse Maura Hintz.

A continuação do evento será no dia 17 de abril, às 20h com a palestra "O Direito da Mulher à Luz do Novo Código Civil", com a advogada, doutora em Direito, membro do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres - DECAW-ONU, Sílvia Pimentel.

O evento é realizado pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Presidente Prudente - BPW/PP, com parcerias do Sebrae, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Presidência da República e apoio da Toledo/PP.

Inscrição e Informações
Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Presidente Prudente Avenida Onze de Maio, 2501 - 3222 8898 de 2ª a 6ª - 9 - 11 e 13 - 16 horas.
bpwpresprudente@ig.com.br

Dra. Silvia Pimentel

Professora Doutora em Filosofia do Direito - PUC São Paulo, 1977;
Pós-graduada em Psicologia da Educação - PUC/SP, 1973;
Graduação em Direito - PUC/SP, 1970;
Professora do Departamento de Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da PUC/SP, desde 1972;
Chefe de Gabinete da Reitoria da PUC/SP, 1976-1978;
Chefe de Departamento I, de Teoria Geral do Direito, da Faculdade de Direito da PUC/SP, 1976-1980;
Diretora Geral do Centro de Ciências Administrativas, Econômicas e Jurídicas da PUC/SP, 1978-1984;

Coordenação, consultoria e participação em organizações governamentais e não-governamentais em âmbito internacional, nacional e regional:
CLADEM - Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher;
CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria;
CCR - Comissão de Cidadania e Reprodução;
IPÊ - Instituto para Promoção da Equidade; Advocacia em Cidadania e Direitos Humanos;
CEDAW - ONU - Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres.

Produção Literária:

Livros


- A Mulher e a Constituinte - Umas Contribuição ao Debate
- Evolução dos Direitos da Mulher
- Estupro: Crime ou "Cortesia"? Abordagem Sócio-jurídica de Gênero
- Percepções das Mulheres em Relação ao Direito e à Justiça
- A Figura/Personagem Mulher em Processos de Família