Entidades elogiam projeto
03/02/2006

Este projeto faz parte do Núcleo de Estágio da Toledo - NET e Empresa Júnior Toledo - EJT. Vão participar cerca de 200 alunos e até agora há 15 entidades cadastradas. Para as entidades, esse será um grande passo. "Esse projeto é muito valioso e interessante e só veio a contribuir com nosso serviço. Essa parceria vai poder preencher lacunas em nosso trabalho, principalmente em nossa parte administrativa e burocrática", afirmou a assistente social do Serviço de Obras Sociais - SOS, Vanessa Cristina. O SOS atende crianças e adolescentes em situações de risco, como uma complementação do horário escolar.
O diretor da Lumen et Fides também está muito satisfeito com o projeto. "Já temos uma parceria com a Toledo em que as alunas de Serviço Social fazem estágio na entidade e, a partir desse ano, os alunos de Direito também vão colaborar com a gente. Agora, vamos ampliar ainda mais essa parceria o que será muito bom em nossa rotina de trabalho".
Os serviços oferecidos possibilitarão:
v às entidades, uma consultoria que realiza, gratuitamente, projetos de qualidade nas áreas administrativas e contábeis de acordo com a necessidade de cada instituição;
v aos alunos, a vivência da prática profissional aliada ao desenvolvimento da responsabilidade social e da cidadania;
v à Toledo, o cumprimento de seu papel de agente do bem-estar-social no meio em que atua.
Os serviços serão prestados a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Portifólio de serviços a serem oferecidos pela EJT e executados pelos alunos estagiários.
· Revisão da parte legal das Organizações (rever estatutos e contratos sociais, orientações quanto: à elaboração de atas, orientações sobre às publicações de editais, às prestações de contas, quanto a impressão e registro de livros obrigatórios);
· Implantação de controles internos (controle de contas a receber e contas a pagar, fluxo financeiro, controle de material de expediente, controle de estoques, cadastro de contribuintes, modelos de balancetes para prestação de contas);
· Orientação sobre a escrituração fiscal e contábil (Livro Diário, Livro Razão, Livro Caixa, Livro de Prestação de Serviços);
· Arquivos (organização dos procedimentos internos, fluxo de papéis, lay-out, guarda de documentos);
· Atendimento (treinamento para o pessoal do telemarketing e recepcionistas);
· Projeção no Mercado (planejamento de marketing para as entidades que muitas vezes estão "escondidas");
· Análise de Desempenho (implantação de modelos de mensuração e análise econômico-financeira para tomadas de decisões, como número de contribuintes, números de assistidos, gastos mensais/anuais, prioridades, investimentos, etc...);
· Revisão da área organizacional: missão da instituição, visão, valores e responsabilidade social;
· Elaboração de planos estratégicos: situação desejável para a instituição, análise dos motivos de insatisfações, oportunidades, alianças, cooperações e diagnósticos estratégicos;
· Gestão de Materiais;
- Dimensionamento e controle de estoques, previsão de estoques, custos, níveis e sistemas de controles;
- Armazenamento de materiais: estocagem, layout, localização dos materiais, embalagens e inventário físico;
- Compras: preço-custo, condições de compras, negociações e fontes de fornecimento;
· Planejamento e recrutamento de pessoas: treinamento, desenvolvimento de pessoas, higiene e segurança do trabalho;
· Clima e cultura organizacional: grupos e equipes de trabalho (estrutura, pesquisa, normas, desafios e metas, conflitos e desenvolvimento de equipes);
· Orientação na montagem de layout e logomarca;
· Marketing:
- Divulgação da instituição (meios possíveis);
- Plano de Marketing;
- Pesquisa de Marketing.