Co-educação no José Foz
01/12/2006

Entre as atividades realizadas no dia houve duo de gaitas, apresentação de violino, apresentação do Grupo de Samba Chuá Chuá da Secretaria Municipal de Assistência Social - SAS, jogos esportivos, entre outras atividades. "A geração dos jovens de hoje está muito preocupante, então, atividades como essa do projeto Co-educação só colaboram no sentido de mostrar aos mais novos a importância da prática esportiva, da música e de valorizar os mais velhos", disse o refilador Antônio Sávio.
"Eu na imaginava que os mais velhos pudessem realizar tantas atividades assim. Achei muito legal e é interessante pois aprendemos com eles e eles com a gente", disse a estudante Tamires Medina Rodrigues Teixeira.
"É uma mistura muito importante, pois um aprende a respeitar o outro vendo as possibilidades e limites de cada um", afirmou Gilberto Molina que tocou gaita.
O projeto Co- Educação acontece também nas Escolas Estaduais Florivaldo Leal e Marieta Ferraz de Assunpção em parceria com Diretoria de Ensino Regional de Presidente Prudente. Este evento irá se repetir no dia 02/12/2006, na escola Marieta Assunpção.
Projeto Co-educação
A idéia desse projeto surgiu a partir da implantação do curso TOLEDO ABERTA À MELHOR IDADE, que visa ao atendimento de idosos, numa perspectiva de sua inclusão social e de educação para a cidadania.
Tem como objetivo geral contribuir para a integração social das pessoas com mais de 45 anos, por meio de oportunidades educacionais, nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer e cidadania, que lhes permitam a melhoria de sua qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento de suas capacidades e potencialidades.
O projeto "CO-EDUCAÇÃO - Uma proposta Intergeracional" vem como resposta à necessidade de se mudar a atitude tanto dos idosos, quanto dos jovens; para que se possa estabelecer um verdadeiro diálogo e uma convivência harmoniosa entre as gerações, é comum hoje em dia encontrarmos, numa mesma família, a convivência de quatro gerações.
Objetivos Gerais:
" Sensibilizar a comunidade para valorizar as trocas de experiências entre gerações, no contexto de uma sociedade que é muito rica em sua cultura, mas que, ao segregar as faixas etárias, desenvolve o preconceito etário.
" Ampliar o debate a respeito da CO-EDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES como possibilidade de um envelhecimento saudável e de uma sociedade mais desenvolvida e digna para todos.