EJT pesquisa Material Escolar

23/01/2006

A Empresa Júnior realizou no dia 17 de Janeiro de 2006, em nove estabelecimentos a pesquisa de Material Escolar. A pesquisa foi dividida em cinco grupos, são eles: Lápis/Canetas, Réguas, Cadernos, Cartolinas/Papéis e Diversos.

Em relação ao ano passado, a lista de material escolar, no geral, apresentou um aumento de 1,83%, portanto bem abaixo do Índice de inflação oficial IPCA que em 2005 atingiu 5,69%. O grupo que mais obteve elevação foi o de Lápis/Canetas com 8,61%, no qual podemos destacar o Jogo de canetas Hidrocor 12 Cores Prestocolor Faber Castell com um aumento de 29,65%, o mesmo no início do ano passado podia ser encontrado por R$8,15 e hoje está R$10,57 em média.

Em exceção, o grupo que obteve queda foi o de Cadernos com 0,96%, dentre este se destaca o Caderno Brochura Foroni 96 folhas ¼, que no ano anterior saia a R$1,88 e hoje tem um preço de R$1,43, o que denota uma queda de 24%.

Entretanto analisando item por item, nota-se grandes diferenças, entre o maior e o menor preço praticado pelos estabelecimentos. A exemplo disso, destacam-se 10 produtos que possuem variação igual ou superior a 100%, entre eles o Transferidor 360º (o mais barato da papelaria), podendo ser encontrado entre R$0,30 e R$0,90, uma variação de 200% e o Stencil Papel Hectográfico com preços entre R$0,33 e R$0,70 o que significa uma diferença de 112,12%. Dos 90 itens pesquisados, 75 estão sendo divulgados, em função de serem considerados apenas os produtos encontrados em pelo menos de 3 estabelecimentos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, entre os dias 4 e 6 de Janeiro de 2006, a maior diferença constatada foi no Giz de Cera (caixa pequena com 12 cores Maripel), que atingiu 284,62%. Este levantamento reforça a necessidade da pesquisa antes da compra, na qual, os técnicos do Procon-SP concluíram que um mesmo produto pode ter variações de preço consideráveis de um estabelecimento para outro e que o mercado acaba oferecendo uma diversidade muito grande da marca e especificações, portanto, cabe ao consumidor avaliar com muito critério suas reais necessidades. Em vista disso, com o objetivo de orientar na compra de material escolar, o Procon-SP, fornece algumas dicas para facilitar a vida do consumidor:

- antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e re-aproveite-os;
- algumas lojas concedem descontos para compras em grande quantidade, portanto, se possível reúna um grupo de consumidores e discuta sobre essa possibilidade com os estabelecimentos;
- quanto às formas de pagamento se for à vista, não deixe de pechinchar, se realizado com o cartão de crédito, por serem considerados à vista, o preço não deve sofrer alteração no caso de pagamento a prazo é preciso checar e comparar as taxas de juros, para cheques pré-datados faça com que as datas sejam especificadas na nota fiscal e no verso dos cheques, como forma de garantir o depósito na data combinada com a loja;
- O consumidor deve ficar atento com a nota fiscal, pois esta deve ser preenchida pelo vendedor e caso a mercadoria apresente problemas é necessário apresenta-la, portanto, exija sempre a nota fiscal.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Bruna Maria Seabra Moreno, Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Mayara Regina da Silva, Roberto de Paula Junior, Sheyla Toyota e do curso de Ciências Contábeis Valéria Coimbra dos Santos sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.