Projeto oferece bolsas de estudo

22/07/2005

Capacitar jovens para prestarem um atendimento e confortar pacientes e seus familiares nos hospitais estaduais. É este o principal objetivo do projeto Jovens Acolhedores que está com as inscrições abertas aos estudantes universitários interessados, desde o dia 22 de julho, prosseguindo até dia 8 de agosto.

Esse projeto é da Secretaria de Estado da Saúde e já existe há um ano na capital paulista. A partir de agosto, ele também começa a funcionar em hospitais estaduais do interior e do litoral do Estado. Estão disponíveis 464 vagas, e os integrantes irão se juntar aos 253 acolhedores que, hoje, já trabalham no projeto.

A parceria do Jovens Acolhedores é feita com universidades e a Toledo/PP é uma das parceiras do projeto em Prudente, que vai trabalhar com o Hospital Maternidade Estadual "Dr. Odilo Antunes Siqueira" . "A implantação do projeto Jovens Acolhedores, no interior do Estado de São Paulo, é importante para a região, pois promoverá benefícios para toda a sociedade. E, tendo a Toledo/PP como um de seus objetivos formar não somente profissionais, mas também sujeitos participantes ativos e preocupados com sua comunidade, esta parceria, realizada por ela com a Secretaria de Estado da Saúde, é de grande importância para que possamos promover a formação humanística desses futuros profissionais", afirmou a responsável pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Toledo, Carolina Martins Fernandes.

Podem participar estudantes que cursam do primeiro ao penúltimo ano universitário, de todos os cursos da Toledo. Eles têm que ter disponibilidade de 20 horas semanais, entre segunda e sexta-feira. Para Presidente Prudente estarão disponíveis10 vagas, sendo que são três as faculdades participantes.

Os alunos serão escolhidos por meio de um sorteio, que vai ocorrer dia 9 de agosto, em São Paulo. Os selecionados vão participar de um treinamento e, assim, estarão capacitados para o atendimento de saúde, de forma que vão amparar os doentes e seus acompanhantes, prestando o primeiro contato, orientando e confortando os pacientes. "Os jovens vão informar os pacientes sobre o tempo de espera para a consulta e explicar o porquê de muitas vezes outros pacientes serem atendidos na frente", contou o diretor-superintendente do Hospital Estadual de Prudente, Roberto Lotfi Júnior.

Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 350 da Secretaria da Saúde e as faculdades participantes do projeto se comprometeram a complementar os valores das mensalidades escolares, caso exceda o valor da bolsa. O contrato é de um ano. As inscrições podem ser feitas pelo site www.saude.sp.gov.br.