Encontro de Iniciação Científica

18/03/2005

A Toledo de Presidente Prudente promove, nos dias 21 e 22 de março, o 1º Encontro de Iniciação Científica, com apresentação e discussão de pesquisas realizadas por alunos da faculdade e de outras instituições de ensino superior.
O evento tem como objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para discussões e reflexões sobre as pesquisas desenvolvidas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Serviço Social e irá abordar os seguintes temas:
- Economia Local/Regional;
- Economia do Setor Público;
- Economia Solidária;
- Direitos Humanos;
- Direito, Estado e Política;
- Direito, Conhecimento e Novas Tecnologias;
- Questão Social, Direitos Sociais e Políticas Públicas;
- Formação e Exercício Profissional do Assistente Social;
- Questões Geracionais, de Gênero, Sócio-Familiares e Outras Minorias Sociais;
- Violência Social e Sistema Sócio-Jurídico;
- Gestão Contábil, Auditoria e Controladoria;
- Técnica Contábil;
- Contabilidade e Desenvolvimento Social;
- Gestão e Desenvolvimento Regional;
- Planejamento, Decisão e Gestão;
- Ações Empresariais e Empreendedorismo.
Para a diretora acadêmica da Toledo/PP, Zelly Pennacchi Machado, promover este evento na faculdade incentiva os alunos a se interessarem pela pesquisa na graduação, "além de promover o intercâmbio entre instituições. Esperamos que este seja o primeiro de muitos".
A professora e doutora Andréia Cristiane Silva Wiezzel, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo/PP - NEPE, explica que a participação dos alunos em eventos desta natureza é importante, não apenas no sentido de conhecer os trabalhos de outras pessoas, "mas pela participação e vivência no meio acadêmico, já que a pesquisa constitui a atividade principal da academia. O aluno que participa de eventos desta natureza, possivelmente, terá maior facilidade para desenvolver projetos, monografias e estabelecer contatos com outros pesquisadores. Além disso, constitui experiência que facilita sua inserção em cursos de pós-graduação, já que os alunos-pesquisadores, isto é, alunos que já saiam da graduação demonstrando alguma experiência em pesquisa, têm maiores chances diante de um processo seletivo".
Os trabalhos apresentados durante o 1º Encontro de Iniciação Científica serão publicados em anais, com registro do ISSN junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.
Os interessados em participarem do evento, apenas como ouvintes, devem fazer suas inscrições até o dia 18 de março, no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo/PP - NEPE.
Informações pelo telefone 18 - 3901-4004.