Variação de preços próxima a 0%

09/02/2005

Em pesquisa de preços realizada em supermercados de Presidente Prudente pela Empresa Junior Toledo no último dia 2 de fevereiro, foi constatada a menor variação de preços de um mês para o outro, dos últimos dez anos: -0,0018%.
A coleta de preços, realizada com noventa e nove produtos, em oito supermercados e hipermercados de Prudente constatou uma queda nos preços de -0,0018% em relação à pesquisa de janeiro. Um marco histórico, segundo os pesquisadores, pois, em dez anos de pesquisas, a variação dos preços nunca esteve tão próxima de 0,00%.
Segundo os pesquisadores, orientados pelo professor e coordenador do curso de Economia Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa, uma parcela dos produtos pesquisados em grupos apresentou pequena queda, sendo destacado o de Cereais/Mercearia com apenas -1,49%. Por outro lado, houve pequena alta em outros grupos, o que ocasionou esta variação inexpressiva.
A inflação na cidade de São Paulo recuou em janeiro e acabou fechando o mês em 0,56%, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor - IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe, onde, dos grupos que fazem parte da pesquisa de preços desta fundação, o ítem alimentação apresentou variação de 0,06%, ou seja, foi um dos grupos que menos teve aumento na Capital, o que se repetiu em Presidente Prudente.
Ainda assim, a variação de preços entre um estabelecimento e outro apresenta diferenças expressivas, como é o caso dos frios. O queijo mussarela (fatiado/kg) pode ser encontrado a R$ 7,99 em um supermercado e R$ 13,90 em outro, uma variação média de quase 74%. O presunto Sadia cozido (fatiado/kg) também apresenta uma grande diferença, 67,74%, podendo ser encontrado a R$ 9,95 e R$ 16,69. O grupo de Carnes/Embutidos apresentou variações médias que chegam a 31,77% entre os estabelecimentos pesquisados, com destaque para o quilo do Frango Resfriado com variação de preços de 66,16%, sendo encontrado a R$ 1,98 e R$ 3,29. O Hambúrguer Sadia 12 unidades, foi encontrado entre R$4,59 e R$7,15, uma diferença de 55,77%.
O Molho Pomarola 520g foi outro produto que apresentou diferença entre os preços praticados, com variação de 68,24%, sendo encontrado a R$ 1,48 e R$ 2,49.
Os pesquisadores ressaltam que com uma boa pesquisa entre o menor e o maior preço, o consumidor pode economizar até 20,81% em suas compras, encontrando diversos produtos com qualidade, reduzindo os gastos familiares.
A pesquisa teve a colaboração dos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia Carlos Albuquerque Souza Neto, Fernando Julio Pereira Marcondes, Grace Ane Donha de Souza, Jandira Raimundo da Silva, Juliana Midori Tuguimoto e Pedro Lima Menossi.

Clique aqui e confira a pesquisa.