EJT realiza mais uma pesquisa

07/10/2005

A Empresa Junior Toledo realizou pesquisa de preços no último dia 4 de outubro, e detectou um aumento de 0,03%, nos preços pesquisados nos sete maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, refletindo a estabilidade dos preços, mesmo comportamento de outras regiões do país. Um dos hipermercados não autorizou a pesquisa.

O levantamento revelou que houve elevação de 3,98% no grupo de Carnes e Embutidos, em relação aos preços praticados no final de agosto. A alcatra, com uma variação de 11,06%, encontrada a R$ 7,97 naquele período e a R$ 8,25 atualmente. Outros produtos como o coxão mole e patinho, apresentaram também uma variação significativa de 4,69% e 5,63% respectivamente.

Entretanto, houve produtos com queda no grupo de Frios e Laticínios de -3,13 % em relação à pesquisa anterior. Destacando-se dentre os produtos pesquisados, o apresuntado Sadia, com baixa de -6,75%, o iogurte Danone, com percentual de -7,86%. Outro produto é o queijo mussarela, com percentual de -7,61%, com preço médio de R$ 9,85 em 30 de agosto e encontrado a R$ 9,10 no dia 4 de outubro.

As variações de preços entre os estabelecimentos pesquisados continuam grandes, pode-se destacar o arroz Tio João 5Kg que apresentou uma diferença de 14,78%, encontrado entre R$ 6,09 e R$ 6,99.

A Maionese Hellmans 500gr., pôde ser encontrada entre R$ 2,78 e R$ 3,99, ou seja, uma diferença de 43,53%. Outro item destacado é o Frango Resfriado kg que apresentou diferença de 68,72%, encontrado entre R$ 1,95 e R$ 3,29.

Segundo uma matéria realizada pelo Globo On-line o consumidor que deixou de pesquisar preço no supermercado está perdendo muito dinheiro. Levantamento da Associação Pro Teste Consumidores mostra que no Rio de Janeiro é possível economizar R$ 1.596 em um ano comprando no mercado mais barato, em comparação com o mais caro. O cálculo leva em consideração a compra de produtos de marca e líderes de mercado. Um consumidor de São Paulo pode economizar até R$ 1.320 por ano se optar pelo lugar certo para fazer as suas compras. Caso o consumidor prudentino optasse por comprar uma unidade de cada item pesquisado pela Empresa Junior Toledo, escolhendo os melhores preços de cada produto, estaria economizando R$ 80,48, nesta compra, o que representaria anualizado um valor de R$.965,76.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Bruna Maria Seabra Moreno, Edilde Gonzaga de Andrade, Mayara Regina da Silva, Roberto de Paula Junior e do curso de Ciências Contábeis Valéria Coimbra dos Santos sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.