Declaração de Isentos

28/09/2004

Alunos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis participam, de 27 de setembro a 6 de novembro, do Projeto de Extensão de Declaração de Isentos.
Com atendimento à comunidade na Toledo/PP, no INSS e no Prudenshopping, o objetivo do Projeto é auxiliar a comunidade e a Receita Federal na divulgação do Regulamento do Imposto de Renda (Decreto 3.000), que exige que as pessoas cadastradas junto a Receita Federal, mas que não declaram Imposto de Renda, façam a declaração de isento, sob pena de terem seus CPFs (Cadastro de Pessoa Física) cancelados.
Numa parceria da Coordenadoria de Extensão e do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, o Projeto de Declaração de Isentos proporciona ao aluno extensionista uma inserção na comunidade, favorece o seu exercício de cidadania e amplia seu universo educacional.
Márcio Ricardo da Silva Zago, coordenador do NPJ, afirma que o Projeto de Extensão de Declaração de Isentos contribui não só para a formação social, mas para a conscientização do aluno. "É uma atitude de cidadania. O projeto funciona como um facilitador que contribui para a cidadania da população, pois, aqueles que não realizarem suas declarações, terão como conseqüência a perda do CPF, o que os impedirá de realizarem empréstimos e prestações, além de participarem de concursos".
Os alunos participantes do projeto tiveram uma palestra de capacitação com o Delegado da Receita Federal em Presidente Prudente, Ivan Silveira Malheiros, que falou sobre a Receita Federal e orientou sobre a realização da Declaração de Isentos.
Para os alunos Alberto Schedid Filho (2º D de Direito) e Janaína da Silva Resende (3º B de Direito), extensionistas do projeto, a participação é importante. "Colaboro com a comunidade", diz Janaína. "O projeto proporciona um maior aprendizado", fala Alberto.
O atendimento será realizado na Toledo/PP, nos períodos da manhã e noite, de 27 de setembro a 2 de outubro e de 1º a 6 de novembro; no INSS, no período da manhã, de 4 a 29 de outubro; e, no Prudenshopping, nos períodos da tarde e noite, de 4 a 30 de outubro.