Simpósio discute desenvolvimento

19/05/2004

O economista e empresário rural Jovelino Carvalho Mineiro Filho, ministrou a palestra sobre o tema "Agronegócios: uma alternativa ao desenvolvimento regional", ontem, dia 18 de maio, durante o III Simpósio Integrado da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente - FCEAPP, realizado de 17 a 19 de maio, no Tênis Clube de Presidente Prudente.
Em sua palestra, Jovelino resgatou os ciclos do desenvolvimento econômico da região, lembrando a madeira, o algodão, a pecuária e a soja. "A região tem todos os fatores favoráveis para o desenvolvimento, como hidrovia, ferrovia e rodovia. Como empresário, iniciei o plantio direto da soja em Rancharia e, com isso, o município teve uma melhora de empregos e arrecadação. Estou sempre atrás de idéias bem sucedidas. A região está investindo na Bolsa de Arrendamento e, com isso, tendo melhoras em todos os setores, como indústria e comércio".
Segundo ele, a idéia da Bolsa Arrendamento representa a renovação da terra degradada por agricultores profissionais. "Toda ação empresarial é necessária para o desenvolvimento regional. Em seu quarto ano de plantio direto, já são 100 mil hectares de soja na região. Com pouco esforço, trouxemos mais empregos e arrecadação para a região. Temos que investir na determinação da vocação da região para o agronegócio".
Para ele, com a produção de grãos, a região ganhará parques industriais, como fábricas de óleo e ração. "Com o avanço da produção de grãos, há também o aumento da pecuária".
Jovelino se considera um otimista em relação ao papel da soja e dos grãos na região de Presidente Prudente, bem como do álcool e da pecuária. "O desenvolvimento do agronegócio na região trará o desenvolvimento do turismo, da indústria e do comércio para a região", finalizou, lembrando que sempre é bom poder falar para futuros profissionais e empresários sobre as oportunidades e alternativas para o desenvolvimento regional.
Com o apoio da Toledo/PP, da Empresa Júnior Toledo - EJT, do D. A. "Visconde de Mauá" e sob a organização das comissões de formatura do 4° ano do curso de Ciências Contábeis, do 4º e 5º anos do curso de Economia e do 3º ano A de Administração da Toledo/PP, o evento terá, hoje, dia 19, a partir das 18h, a participação do contabilista e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade - CRC-SP, Marcelo Monello, com a palestra "Oportunidade de trabalho no Terceiro Setor".
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, José Carlos Barbieri abriu os trabalhos do III Simpósio Integrado, no dia 17 de maio, com a palestra sobre "Gestão Empresarial e Meio Ambiente".
O III Simpósio Integrado - FCEAPP, tem início, todos os dias, às 18h, com a apresentação de trabalhos de alunos, ex-alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, da graduação e Pós-Graduação da Toledo/PP.