EJT realiza pesquisa de Natal

17/12/2004

Empresa Júnior Toledo realiza pesquisa de preços de produtos natalinos

O consumidor terá que desembolsar mais para a Ceia de Natal de 2004, com relação ao ano anterior, segundo a Pesquisa Natalina da Empresa Júnior Toledo - EJT, realizada no último dia 13 de dezembro de 2004.
A pesquisa de preços de produtos natalinos, realizada nos maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, constatou grandes diferenças nos preços praticados pelos estabelecimentos. Um exemplo é o Panetone da Casa 500g que apresentou uma diferença de 182,32% entre o maior e o menor preço, sendo encontrado a R$ 1,98 e R$ 5,59. Para a EJT, parte dessa diferença pode ser explicada pela diversidade de embalagens, já que o peso e o tipo dos produtos são similares.
No item bebidas, comparando os diversos tipos e preços, a variação foi de 34,09% entre os estabelecimentos pesquisados. Uma variação bastante expressiva foi a Champagne Peter Longo (meio doce), com uma diferença de 110,69% entre os estabelecimentos pesquisados, com preços de R$ 4,49 e R$ 9,46.
As carnes/congelados, artigos tradicionais nesta época, apresentaram elevação média de 14,18% em relação a pesquisa realizada em 16 de dezembro de 2003, contra uma inflação nos últimos 12 meses de 7,24%. Também merece destaque a variação de preços entre os estabelecimentos pesquisados. O Lombo Temperado Sadia kg foi encontrado a R$10,85 e R$17,29, uma variação de 59,35% e o Pernil Temperado Seara encontrado a R$7,99 e R$12,58, ou seja 57,45% de oscilação entre os estabelecimentos.
As Frutas Natalinas tiveram seus preços reajustados em 20,20% em relação a 2003.
A pesquisa foi realizada pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Toledo/PP Danielly Vincoletto Kempe, Grace Ane Donha de Souza, Milena Bertão Tognon e Pedro Lima Menossi, sob a orientação do coordenador do curso de Economia Walter Dallari e da Supervisora de Prática Profissional da EJT Maria Lúcia Ribeiro Costa.

Clique aqui e confira a pesquisa.