Pesquisa de preços da EJT

08/10/2004

Em pesquisa de preços em supermercados de Presidente Prudente, realizada no último dia 30 de setembro, pela Empresa Júnior Toledo - EJT, foi constatado um aumento de 1,02% em relação ao mês de agosto.
A pesquisa, realizada em oito supermercados da cidade, apontou o setor Matinais/doce como um dos contribuintes direto no aumento geral dos preços, com uma alta de 2,50% em média. O produto que trouxe maior reflexo para esses resultados foi o achocolatado Toddy 400 grs, com aumento médio de 6,52%. No valor de R$ 2,88 no mês anterior, o produto pôde ser encontrado com o valor médio de R$ 3,38.
O Feijão Prudentão 1 kg também teve um aumento significativo, com uma alta de 33,37 %. Encontrado a R$ 1,27 no mês de agosto, em setembro o produto foi encontrado no valor de R$ 1,70 nos estabelecimentos pesquisados.
O Creme Dental c/ flúor + cálcio Sorriso 90g também teve um aumento significativo, de 7,12% em relação ao mês anterior.
Apesar do aumento geral em relação ao mês anterior, alguns produtos apresentaram uma redução significativa em seus preços como a Carne Músculo kg/peça que teve redução de 7,14% em relação ao mês de agosto, conseqüência de promoções nos estabelecimentos pesquisados. O produto teve uma variação de preços de 67,81% entre um estabelecimento e outro, sendo encontrado de R$ 3,79 a R$ 6,36.
A Carne Acém Kg/peça teve uma redução inexpressiva de 2,06% em seus preços e a variação entre os estabelecimentos pesquisados de 34,40%, sendo encontrado de R$ 4,68 a R$ 6,29.
Segundo os pesquisadores Alceu Takao Teruya, Carlos de Albuquerque Souza Neto, Fábio Luiz Monteiro, Fernando Júlio Pereira Marcondes, Grace Ane Donha, Milena Minamiguchi, Pedro Lima Menossi e Tatiane Puci Stringuetta, alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, como no mês anterior, foi constatado um aumento geral e uma variação nos preços praticados entre os estabelecimentos. A recomendação aos consumidores é de que, com uma boa pesquisa entre os supermercados é possível encontrar os melhores produtos com preços acessíveis e diversas promoções, o que contribuirá para a redução dos gastos no orçamento familiar.
A pesquisa teve a orientação do professor Walter k. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira o resultado da pesquisa.