Comunidade apóia projeto social

24/06/2003

Lideranças comunitárias do Parque Furquim estiveram reunidas na Toledo/PP com a professora e assistente social Sônia Nozabielli para apresentação do Projeto Degraus, que tem como objetivo promover a cidadania e atender à comunidade residente naquela comunidade.
A reunião contou com a presença do presidente e vice-presidente da Associação de Moradores da Vila/Parque Furquim, Valdecir Batista Gonçalves e Lucrecio Castelo Branco, bem como de Marister Guedes Amaral de Paiva, representante da Pastoral da Criança, e de Vanilde F. Costa da Conferência Vicentina, que parabenizaram a iniciativa da Toledo/PP e apoiaram o Projeto. "A proposta despertou o interesse e a expectativa de todos", disse Sônia.
Nesta quarta-feira, dia 25 de junho, os alunos da faculdade envolvidos no Projeto Degraus irão, no período da manhã, a partir das 9h, realizar uma pesquisa no bairro com o objetivo de mapear, num primeiro momento, a identificação dos domicílios por grupos de idade.
Nos dias 28 e 29 de junho, sábado e domingo, a partir das 08h30, com a identificação da pesquisa anterior, será aplicada uma entrevista sócio-econômica nos domicílios previamente selecionados, ou seja, naqueles com crianças e adolescentes.
"Será possível mapear a situação das crianças e adolescentes e a pesquisa desenvolvida dará ainda a oportunidade de levar às autoridades competentes as demandas e necessidades do público infanto-juvenil do Parque Furquim", informou a professora Sônia, coordenadora do Projeto.
"Numa segunda fase, com o resultado desta pesquisa, a partir do mês de agosto, 30 crianças e adolescentes que se encontrarem em maior condição de exclusão passarão a ser atendidas pelo Projeto Degraus, com várias atividades como aulas de informática, acompanhamento escolar e oficinas socioeducativas".

Projeto social

Voltado às crianças, aos adolescentes e seus familiares do Parque Furquim, o Projeto Degraus envolve docentes e discentes da Toledo/PP, considerando as condições de pobreza e exclusão social da comunidade ao seu redor, a exploração do trabalho de crianças e adolescentes como guardadores de carro, a inexistência de oferta de atividades complementares à escola e as dificuldades de acesso aos programas sociais ofertados pelo município, dentre outros aspectos.
O Projeto tem como objetivo estimular a comunidade acadêmica a conhecer os problemas do mundo presente, estabelecer uma relação de reciprocidade com a comunidade local e difundir os conhecimentos gerados na faculdade.
Segundo a coordenadora, o projeto visa propiciar à criança e ao adolescente condição de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades e atitudes que garantam seu ingresso, regresso, permanência e sucesso na escola, e contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social".
A participação é aberta aos alunos dos cursos oferecidos pela Toledo/PP - Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia e Serviço Social. O discente terá a oportunidade de desenvolver uma atividade acadêmica e social na comunidade em que a faculdade está inserida, além de conhecer pessoas diferentes e viver novas situações e experiências.