OPORTUNIDADE

Alunos de Direito da Toledo Prudente são aprovados para projeto de pesquisa e extensão da USP

Lucas De Souza Gonçalves e Thaline Giacon Bogalho, ambos do 9° termo, participarão do Nexo Governamental XI de Agosto.

Julhia Marqueti

02/04/2024

A vida universitária, muitas vezes, foge das salas de aula, mas não dos aprendizados. Observar novos horizontes e aprender o que vai além do conteúdo programático é muito importante para que, ao final do trajeto, uma mala repleta de aprendizados e conquistas seja carregada juntamente com o diploma do curso escolhido.

Nos últimos dias, o Centro Universitário recebeu com entusiasmo a notícia de que dois alunos do curso de Direito serão os novos ingressantes do projeto de pesquisa e extensão da USP (Universidade de São Paulo), chamado de Nexo Governamental XI de Agosto.

Lucas De Souza Gonçalves e Thaline Giacon Bogalho, ambos do 9° termo, passaram no processo seletivo do projeto que é um dos mais concorridos no país. Com muito foco nos estudos e na carreira jurídica, os universitários “ganham” uma oportunidade para uma imersão profunda na pesquisa jurídica e na prática governamental.

Para Lucas, a oportunidade não apenas reflete todo o esforço diário que dedica ao curso, mas também a dedicação que é colocada em cada minuto dos estudos.

“A sensação é de gratidão, é a certeza de, ainda que com as dificuldades e adversidades, as participações em eventos, competições e outras atividades extracurriculares valeram a pena! É sobre colher o que plantamos ao longo dos anos”, destaca.

Com o mesmo sentimento de gratidão, Thaline também se recorda do caminho que percorreu durante os anos da graduação e, ainda, se surpreende com o fato de que, até no último ano, algo novo chegou.

“Na medida em que me aproximo do final da graduação, vejo ainda uma nova oportunidade, até então pouco explorada por mim, que é a participação acadêmica neste tipo de atividade envolvendo o debate essencialmente político, mas que surte efeitos muito importantes para tudo aquilo que sempre desenvolvi aqui na Toledo Prudente, seja nas monitorias, competições de direitos humanos, pareceres internacionais e/ou iniciação científica”, enfatiza a aluna.

Thaline ainda destaca que a aprovação serve para ela como um "segundo passo" para o desenvolvimento profissional, com foco na defesa dos Direitos Humanos e meio ambiente, que só foram possíveis de ser construídos por meio das  experiências e incentivos promovidos pelo Centro Universitário.

De olho na pós-graduação, Lucas destaca, também, a importância de fazer parte de um projeto renomado como é o caso do Nexo Governamental X1 de Agosto.

“Sem sombra de dúvidas é mais um fator positivo que me aproxima da inserção no mercado de trabalho e, principalmente, aumenta minhas chances de aprovação nos programas de pós-graduação pelo Brasil afora. Além disso, o projeto possui um objetivo social que é extremamente importante, e que vai além da sala de aula, possibilitando a um jovem acadêmico discutir questões político-sociais que necessitam de atenção em nosso país”, explica o aluno.

Como funciona o projeto

O Nexo Governamental XI de Agosto é um novo projeto de pesquisa e extensão da Faculdade de Direito da USP, que tem como objetivo fomentar a participação política, debate ativo e acompanhamento da harmonia entre os Três Poderes e a sociedade civil, proporcionando aos estudantes uma experiência de prática acadêmica nos campos político e jurídico.

E falando em prática, a ansiedade também toma conta quando o assunto vem à tona. Tanto Lucas quanto Thaline já sabem os papéis que serão desenvolvidos durante a participação de ambos.

“Minha atuação será voltada, no que for possível, para debates acerca da proteção dos Direitos Humanos e ao meio ambiente, porque são os temas que há muito tempo me inspiram e, consequentemente, que pesquiso. Desta forma, a intenção é participar ativamente naquilo que for proposto pelo Nexo, mas também de contribuir ativamente nas discussões que abarcam esse tema para a articulação desses com os três Poderes”, destaca Thaline.

Gratidão à Toledo Prudente

Entender de onde veio e para onde vai é super importante. Mas mais importante que isso, é ser grato pelo caminho que está sendo percorrido.

E, se tem uma palavra que faz parte do vocabulário dos alunos da Toledo Prudente é “gratidão”. Para Lucas, as oportunidades geradas pelo Centro Universitário e aproveitadas por ele são, com toda certeza, algo que levará para a vida.

“Desde o momento em que eu escolhi ser Toledo Prudente, eu pude vivenciar inúmeras experiências que enriqueceram meu currículo, tais como, competições internacionais, elaboração de pareceres internacionais, monitoria em grupos de estudo, bolsas de pesquisa, etc. Deste modo, a instituição criou o ambiente perfeito e propício para que eu pudesse desenvolver minhas habilidades e conhecimentos. É graças a Toledo Prudente que hoje eu fui aprovado em mais um projeto de extensão, isto porque foi ela quem me possibilitou viver grandes conquistas desde o início da graduação”, finaliza o aluno.