REALIZAÇÃO

Alunas de Psicologia da Toledo Prudente participam de publicações de livros

Todas são integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social do Centro Universitário.

Julhia Marqueti

17/04/2024

Fazer parte da produção de um livro, seja de autoria própria ou como coautor, é o objetivo de vida de muitos. Mas para algumas alunas do curso de Psicologia da Toledo Prudente, isso se tornou realidade.

Desde o início de 2023, oito universitárias vêm colhendo frutos e estampados seus nomes em estudos e publicações científicas. A iniciativa surgiu por meio de um convite da professora Dr. Aline Hoepers, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social da Toledo Prudente.

A participação no grupo não é obrigatória, mas as alunas não apenas buscaram fazer parte como fizeram bonito, ao se tornarem coautoras de capítulos dos livros "Psicologia e Decolonialidade: entre teorias, práticas e subversões" e "Psicologia Social: travessias e(m) tessituras", ambos publicados pela Editora Bagai. O acesso gratuito das obras pode ser feito pelo site da editora.

Entre as alunas, está Beatriz Zanetti Baratella, que representa todo o grupo. Aluna do 5° termo de psicologia, Beatriz conta que sua ligação com livros vem desde a infância e, por isso, é uma realização fazer parte disto.

“Meu pai todas as noites contava histórias e pouco a pouco a leitura foi se tornando parte de mim, e os livros foram se tornando meus companheiros fiéis. Me imaginava sim como escritora, mas jamais de conteúdos que atualmente tenho escrito; geralmente na minha imaginação seriam sobre romance e fantasias, e hoje tenho oportunidade de escrever sobre mudança e transformação social. Muito além do que um dia imaginei e muito especial também”, relata a universitária.

Beatriz ainda destaca como é se enxergar como pesquisadora dentro da área que escolheu como profissão: a Psicologia. Ao todo, já foram três livros, com temas diversificados, como a psicologia social crítica, perpassando desde políticas públicas e direitos humanos, até sofrimento ético político, transdisciplinaridade e transetorialidade.

“Já tive a oportunidade de fazer parte de três livros, contribuindo com um capítulo. O primeiro foi Psicologia Social Travessia e(m) tessituras, em seguida Psicologia e Polícia Públicas: Percursos, Desafios e Descaminhos, e agora, o último lançamento, Psicologia e Decolonialidade, entre teorias, práticas e subversões. Todos esses de organização de nossa professora e orientadora Aline Hoepers e outros”, conta Beatriz.

Para ela, ter um comprometimento com a mudança é o combustível que a faz não ficar parada e não se acostumar com o cômodo. Por isso, permanecer na área das pesquisas e iniciações científicas é, com toda certeza, um objetivo.

“O aprendizado que eu levo de tudo isso é a paixão pela construção de conhecimento, por se inquietar e não ficar satisfeita com o que já temos. Mas o maior deles, com certeza, foi me descobrir enquanto pesquisadora, e a área que pretendo seguir”, finaliza Beatriz.

Além dela, as outras alunas que tiveram seus nomes como coautoras das obras são elas: Júlia Martins Silva, Maria Christina Cyrino Guilmar, Maria Fernanda Constantino Oishi Pires, Adriana Oliveira Machado, Bianca Caroline Gonçalves Peixoto Rosa, Evelin Correia Goncalves e a membra externa Danielle Verde dos Santos. Além dos capítulos de livros, outras produções como resumo expandido e artigo científico também foram publicados, envolvendo, também, as alunas Rosana Camila Silva de Mendonça, Sandra Regina Esvícero Bazan e Ligia Fonte Basso Furiel.