SETEMBRO AMARELO

Valorização da vida: como desenvolver competências socioemocionais

Curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente trabalha o tema na formação profissional.

Laís Ernesto

29/09/2023

Você sabe o que são competências socioemocionais? Resumidamente, é estar bem consigo mesmo e conviver com outros ao seu redor, o que diz respeito a aspectos intrapessoais e interpessoais. Mas, como as competências socioemocionais podem contribuir com a vida pessoal, profissional e acadêmica?

A psicopedagoga da Toledo Prudente, Neuza Gibim, comenta que as habilidades socioemocionais são importantes para a vida e, consequentemente, para a vida acadêmica. “As habilidades podem e devem ser desenvolvidas através de experiências formais e informais e que saber nomear, identificar e manejar estas informações é uma tarefa para a vida inteira, inclusive na vida acadêmica”, comenta.

“Uma pessoa com as habilidades socioemocionais desenvolvidas consegue resultados mais satisfatórios na vida acadêmica, por serem mais seguras, conseguirem lidar com o novo, ter mais empatia, relacionarem-se melhor e, assim, apropriar-se de novos conhecimentos, com menos conflitos e com mais engajamento, nova proposta do século 21”, completa a psicopedagoga.

Conhecimento socioemocional na Pedagogia

No curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente, os alunos são preparados e desafiados a entenderem sobre o universo da educação socioemocional, reconhecendo a escola como promotora de saúde.

Os futuros pedagogos aprendem sobre a contribuição da neurociência para compreensão das emoções, o gerenciamento emocional, a alfabetização emocional, estratégias para o futuro contexto escolar, programas de prevenção e escolas do futuro, entre outros pontos.

Neuza Gibim é quem leciona a disciplina no curso. Para ela, é fundamental que os profissionais da área dominem o assunto das habilidades socioemocionais. “Pensando que Pedagogia é a arte de ensinar, é competente aos futuros pedagogos que não só conheçam sobre o assunto, como também pratiquem as habilidades socioemocionais”, destaca a docente.

“É preciso experimentar para poder ensinar. Habilidades como amabilidade, empatia, solidariedade, nem sempre se explicam e sim são observadas ao longo de uma história, através de nossas atitudes e comportamentos”, salienta Gibim.

Maria Fernanda Nicoletti Alves é aluna do 8º termo curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente e conta como o desenvolvimento da disciplina foi fundamental em sua formação profissional. Até mesmo no dia a dia do estágio, a estudante aplica o conhecimento na prática.

“Estagiando em escolas, nos deparamos com situações que podemos colocar em prática o que aprendemos. Nas divergências e desentendimentos entre alunos, cabe aos adultos mediar as situações, e é nesse momento que conseguimos praticar os manejos que aprendemos na teoria”, destaca a estudante.

Para ela, é preciso que os profissionais tenham em mente que saber lidar com diferentes situações é imprescindível para o bom funcionamento da sua trajetória e evolução.