PARA TODOS

Reforma Tributária será tema de Mesa-Redonda no ETIC da Toledo Prudente

Evento contará com a presença de autoridades de várias áreas e será em parceria com o IBET.

Julhia Marqueti

22/09/2023

A discussão sobre a Reforma Tributária, no Brasil, está em andamento na Câmara dos Deputados e no Senado. Pensando em atualizar os alunos e também oferecer para a população de Prudente e região um espaço de fala, a Toledo Prudente, por meio do ETIC (Encontro Toledo de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé”) em parceria com o IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários), promoverá duas mesas-redondas sobre o assunto e, também, uma palestra.

A partir das 8h do dia 27, interessados poderão entender mais sobre as atualizações da Reforma Tributária, assim como, acompanhar reivindicações importantes dos diferentes setores, como do agronegócio, comércio, indústria e serviços.

Ao final do evento, será apresentada uma palestra sobre o tema, com a presença do Dr. Osvaldo Santos de Carvalho, que é advogado, consultor tributário, mestre e doutor em Direito Tributário. Além disso, Osvaldo atuou ao longo de 30 anos na Secretaria da Fazenda do estado de SP, desempenhando diversas funções, entre elas a de Diretor da Consultoria Tributária e Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas-TIT.

Detalhamento sobre as Mesas-Redondas

Durante o debate, acontecerão duas mesas-redondas, sendo elas:

Mesa 1:

Composta por: Douglas Fernandes – Economista

Célia Marisa Molinari de Mattos - Secretária de Finanças do Município de Presidente Prudente

João Menezes de Souza Neto - Engenheiro agrônomo Dr., facilitador do GTEPS (Grupo de Troca de Experiências em Pecuária Sustentável)

Moderada por: Lucas Pires Maciel

Mesa 2:

Composta por: Itamar Oliveira Junior - Diretor da CIESP

José Maria Zanuto - Procurador do Estado de São Paulo

Renato Mungo – Representante da ACIPP

Moderada por: Luciana Yoshihara  Arcangelo Zanin

A realização das mesas será a 1ª fase de um processo importante, não apenas para a Toledo Prudente, alunos e professores, como também para a população de Prudente e região. Afinal, os componentes do debate poderão fazer reivindicações sobre as reformas e a forma que elas impactarão cada setor.

A partir dessas reivindicações, os alunos e professores da Toledo e do IBET ficarão responsáveis por elaborar um documento em forma de proposta, sendo esta a 2ª etapa.

Já a 3ª etapa consiste no encaminhamento da proposta aos relatores da  Reforma Tributária na Câmara dos Deputados e no Senado, para que para que considerem as contribuições dos representantes regionais