DEFLAÇÃO

Preço da cesta básica cai mais de R$ 50 em Presidente Prudente

Laís Ernesto

14/08/2023

Uma notícia animadora para os consumidores de Presidente Prudente. Segundo o IPT (Índice de Preços Toledo), realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário, o preço da cesta básica apresentou uma deflação de 5,37%, em relação ao resultado da primeira quinzena do mês anterior. O consumidor que gastava R$ 991,94, para comprar a cesta básica do IPT, hoje gasta, em média, R$ 938,65.

A 15ª edição da pesquisa foi realizada em sete supermercados da cidade, nos dias 10 e 11 de agosto.

CONFIRA A PESQUISA NA ÍNTEGRA!

O “grupo de artigos de limpeza” apresentou uma deflação de 10,86%, destacando o sabão em pó (1kg), com diminuição de 27,21% e a água sanitária (1l), com decréscimo de 10,19%.

Seguindo a tendência de baixa, o “grupo de higiene pessoal” apresentou uma deflação de 7,40%, com destaque para o papel higiênico (4 unidades/30 m/folha simples), que teve queda de 24,05%, e o shampoo (340-350ml), com uma diminuição de 6,65%.

Por fim, o “grupo de alimentos” também apresentou uma deflação de 4,65%, em que o frango resfriado inteiro (kg) teve redução de 22,42% e o extrato de tomate (310-340g) com decréscimo de 17,40%.

Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o absorvente aderente (8 unidades), que variou entre R$ 1,59 e R$ 5,58, resultando numa diferença de 250,94%, e a margarina (500g), que foi de R$ 3,19 a R$ 10,99, com uma diferença de 244,51%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 58%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 447,54. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 283,69, economizando assim, R$ 163,85.

A pesquisa teve a participação de três alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.

Sobre o IPT

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.

Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.