EXPERIÊNCIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Alunos da Toledo Prudente participaram de competição da Colômbia

Dois grupos de graduandos do curso de Direito marcaram presença no Concurso Internacional Júnior de Direito Processual Constitucional.

Julhia Marqueti

06/06/2023

Os acadêmicos do curso de Direito da Toledo Prudente fazem questão de aproveitar todas as oportunidades que o Centro Universitário oferece. Desta vez, a chance surgiu para participarem de uma competição colombiana.

Tratava-se do Concurso Internacional Júnior de Direito Processual Constitucional, da Colômbia, que aconteceu do dia 24 ao dia 26 de maio. De acordo com o professor e coordenador de competições, Lucas Noya, a Toledo Prudente foi uma das poucas instituições convidadas para participar.

No concurso, o Centro Universitário foi representado por dois grupos:

>“Los Tibirititos”, composta por: Milena Lima, Thaline Bogalho, Isabela Soares, Gabriel Nogueira, João Pedro Noya, Rogério Júnior, Isabela Negrão e Ana Júlia Cristi.

>“Los Toleditos”, de Ana Clara Beraldo, Filipe dos Santos, Isabela Mendez, Baroni Fortunato, Paulo Ito Takayasu, Rafaela Ribeiro e Raissa Bruneri.

O andamento da competição aconteceu em 4 rodadas, com a apresentação de cada tema proposto pela organização do concurso. O segundo grupo citado, participou apenas da primeira fase. Já o “Los Tibirititos”, chegaram até a semifinal.

Ainda segundo Lucas Noya, a participação foi importante para que eles conquistassem ainda mais conhecimento para o estudo e pesquisa científica sobre o Direito Processual Constitucional e da Justiça Constitucional.

“A competição trabalha nos alunos o estímulo e a habilidade de pesquisa jurídica, de argumentação, além de propiciar uma experiência de internacionalização”, explica o professor.

Desta forma, eles conseguiram fortalecer a capacidade investigativa, assim como a habilidade para trabalharem em grupos de pesquisa.