IAMOOT

Direito da Toledo Prudente retorna dos Estados Unidos com premiações

O Centro Universitário foi um dos poucos representantes brasileiros na IAMOOT, competição de Direitos Humanos.

Paulo Sereguetti

29/05/2023

Terminada mais uma competição jurídica internacional, o curso de Direito da Toledo Prudente comemora a conquistas dos seus universitários. Lucas de Souza Gonçalves e Lorena Novaes Meira, alunos do sétimo e nono termo, respectivamente, ficaram entre os semifinalistas e conquistaram ainda o terceiro “Melhor Memorial das Vítimas” em Português e o título de segundo “Melhor Orador das Vítimas em Português” na IAMOOT (Competição do Julgamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos), realizada em Washington, nos Estados Unidos.

 

A Competição é um evento único e trilíngue (nos idiomas Inglês, Espanhol e Português) estabelecida para treinar estudantes de Direito no uso do sistema legal interamericano como um fórum legítimo para a reparação de violações de Direitos Humanos. Neste ano, as rodadas orais aconteceram de 22 a 26 de maio. No entanto, a preparação dos universitários se deu meses antes com o anúncio dos representantes e os processos seletivos.


Quero fazer Direito na Toledo Prudente!


Desde seu início em 1995, a competição treinou mais de 4800 estudantes e professores de mais de 360 universidades nas Américas e além. O caso hipotético funciona como a base da competição e trata de temas atualmente debatidos no sistema interamericano. Como o único representante da região, o curso de Direito da Toledo Prudente marca presença na competição desde o ano de 2009.

 

A equipe prudentina foi treinada pelo coordenador do curso de Direito, Professor Sérgio Tibiriçá Amaral, pelo professor Lucas Noya e pelos alunos Daniel Ferreira, Thaline Bogalho e Isabela Mendez Berni.

 

Na IAMOOT, os estudantes debatem o caso através de um memorial escrito e de argumentos orais apresentados perante especialistas em direitos humanos que atuam como a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

O coordenador do curso de Direito, Dr Sérgio Tibiriçá Amaral, aproveitou a oportunidade para lembrar a trajetória impecável da Toledo Prudente nesta competição, que começou anos atrás. “É a coroação de um trabalho que ao longo dos anos vem sendo aprimorado. Estamos há anos apresentando memoriais sem falhas técnicas e competindo no Brasil e no exterior. Esse resultado comprova que o trabalho que desenvolvemos aqui é de excelência, ou seja, excede aos demais e engrandece a Toledo Prudente”, contou. Ele também agradece o engajamento dos alunos e professores.

 

Lucas de Souza Gonçalves fez um balanço ao término da competição. “Sair dessa competição com essas premiações é gratificante. A preparação que me levou a esse momento foi cansativa, mas representou também um processo de autoconhecimento e ressignificação. Tenho a certeza que todos aqueles que me ajudaram possuem parcela nessa conquista. A todos meus amigos, professores e a cada um que faz parte da minha vida. Esses prêmios são de vocês”, finalizou.

 

Para Lorena Novaes Meira a Iamoot é sinônimo de superação, disciplina e conhecimento. O processo que vivemos desde quando começamos estudar o Direito Internacional e desde quando foi aberto o processo seletivo dessa competição foi intenso, com várias descobertas, desafios e novidades. Todas as horas de estudo foram compensadas”, comentou.

 

Conheça os alunos que já representaram a Toledo Prudente:

 

2009 – Caique Tomaz e Daniel Colnago

2010 – Janaina Coimbra e Felipe Santos

2011 – Lucas Molina e Matheus de Paula

2012 – João Victor Mendes de Oliveira e Jonatas Teixeira

2013 – Francisco Zaidel e Fernanda Pereira

2014 – Enio Mariano e Guilherme Borges

2015 – Lucas Noya e João Ângelo Lima

2016 – Alexia Domene e Gustavo Borges

2017 – Henrique Fujiki e Felipe de Mello

2018 – Guilherme de Oliveira Tomishima e João Pedro Gindro Braz

2019 - Ana Luiza Fujiki e Guilherme Fontana Sanchez

2020 – Não houve competição por causa da Pandemia de Covid-19

2021 - Amanda Yamagushi e Isabela Mendes

2022 – Daniel Ferreira e Thaline Bogalho