INSCRIÇÕES ABERTAS

Curso de Psicologia e SAS realizam Cine-Debate e Roda de Conversa

Evento é realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Laís Ernesto

03/05/2023

Com o objetivo de promover a conscientização sobre o tema, o curso de Psicologia da Toledo Prudente e a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizarão o evento: “Faça Bonito! Cine-Debate e Roda de Conversa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A iniciativa ocorrerá em dois momentos: o Cine-Debate, no dia 16 de maio, às 8h; e a Roda de Conversa, no dia 17 de maio, às 19h. Para participar dos eventos é preciso se inscrever, de forma gratuita, por meio do link e escolher a iniciativa em que deseja participar.

Inscreva-se!

Cine-debate

Data: 16 de maio

Horário: Às 8h

Local: Toledo Prudente

Público-alvo: Alunos do Curso de Psicologia, Alunos do Curso de Direito, Profissionais que trabalham no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Durante o Cine-Debate será apresentado o documentário: "Se eu contar, você escuta?", dirigido por Renata Coimbra. O assunto abordado durante o evento será: Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.

O Cine-Debate tem o objetivo de promover a conscientização de profissionais para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra criança e o adolescente. Por meio do documentário que será apresentado, será refletido que a violência sexual atinge crianças e adolescentes de todas as idades e classes sociais.

Podem participar alunos dos cursos de Psicologia e de Direito, profissionais que trabalham no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para a discussão do tema, a convidada é a diretora do documentário, Renata Coimbra.

Renata Maria Coimbra é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Tem MBA em Cinema-Documentário; Pós-doutorado na área da Sociologia da Infância, realizado no IEC - Universidade do Minho; Pós-doutorado na Dalhousie University, Halifax, Canadá; Pós-doutorado em "Figurações da Violência Sexual", na área de Comunicação Social (Cinema-documentário), da UFMG; Possui sete livros publicados como co-organizadora, um livro publicado em 2010. Em 2011 iniciou supervisão de 1 pós-doutorado vinculado a Universidade Federal do Tocantins, finalizado em 2014. Atua na área da Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano em situação de risco. É professora do Departamento de Educação UNESP de Presidente Prudente.

A iniciativa contará, ainda, com a apresentação do Projeto Aquarela.

Roda de conversa

Data: 17 de maio

Horário: Às 19h

Local: Toledo Prudente

Público-alvo: Alunos do curso de Psicologia e do curso de Direito.

A Roda de Conversa tem o objetivo de explanar sobre a Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes e suas Famílias, no Município de Presidente Prudente. Além disso, vai elucidar sobre o que é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social e seu papel na rede de proteção, enquanto integrante do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes e suas famílias.

Os alunos poderão conhecer o serviço prestado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, através de diálogo com profissionais da psicologia e do direito que atuam no atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Um momento único para conhecer esta área de atuação e a complexidade e importância do atendimento a este público.

Para a iniciativa serão trabalhados os seguintes assuntos: Direitos da Criança e do Adolescente; Rede de Proteção à Infância/Adolescência, na Cidade de Presidente Prudente; Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.

Podem participar do evento alunos dos cursos de Psicologia e Direito.

As convidadas para discutir os assuntos são as psicólogas do CREAS, Alícia Gisselle Funes Luzio, Janaína Mazzuchelli Pereira e Tatiana Franco Andrade; a orientadora jurídica do CREAS, Vera Lucia Bueno Justino; a coordenadora do CREAS, Elaine Cristina Dias; a orientadora jurídica, Adriana Giroto Rebelato; e a gerente do CREAS, Lidiane Pereira Viana.

A iniciativa contará, ainda, com a participação do maestro Luizão.

Faça Bonito

A iniciativa, que une o Cine-Debate e a Roda de Conversa, tem a importância da discussão de temas fundamentais e atuais no meio. Para Mariana Hauser de Castilho, coordenadora do curso, a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente é um processo longo e complexo, pois exige a mudança da Cultura do Estupro, tão presente em nossa sociedade. “Dados recentes, de 2021, mostram que, a cada hora, cinco crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil. Os profissionais que atuam com esta população precisam estar atentos e preparados para acolher, encaminhar e fortalecer as vítimas”, salienta.

Inscreva-se e participe!