PRIMEIRA EDIÇÃO

Seminário Municipal trata sobre enfrentamento à violência doméstica contra crianças e adolescentes

Iniciativa tem o objetivo de promover uma reflexão sobre aspectos legais e psicossociais da violência doméstica.

Laís Ernesto

12/04/2023

O curso de Psicologia da Toledo Prudente e a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS, realizam o “I Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Criança e Adolescente”. O evento será realizado no dia 03 de maio, às 8h, no Centro Universitário, com entrada gratuita.

Podem participar profissionais que atendem crianças e adolescentes como: profissionais do Sistema de Garantias do Direito da Criança e do Adolescente, bem como estudantes das áreas da Saúde, Educação e Direito. Para garantir sua vaga no evento, é preciso fazer inscrição por meio do link.

Quero participar!

Durante o evento será apresentado o Protocolo de Escuta Especializada na cidade de Presidente Prudente, a reflexão sobre Lei Henry Borel e sobre o contexto histórico e psicossocial da família da criança vítima de violência doméstica.

Estes assuntos serão apresentados pelo defensor público, Orivaldo de Souza Junior, a mestre em Psicologia e psicóloga judiciária, Mariana Hauser de Castilho, e a gerente do CREAS 1, Elaine Dias.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia e uma das palestrantes do dia, Mariana Hauser de Castilho, apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente ter sido promulgado em 1990, ainda não foi plenamente implementado e está longe de garantir a não ocorrência de atos de violência contra a criança e o adolescente.

“Diante disso, cabe ao poder público, à comunidade científica e jurídica contribuírem para mobilização social permanente em favor desta população. Este evento, articulado pelo o curso de Psicologia da Toledo Prudente, a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CREAS, em parceria com a Defensoria Pública, promove este momento importante de reflexão e mobilização para região de Presidente Prudente”, comenta Mariana.

Programação do evento:

8h – Coffee

8h30 – Mesa de abertura

9h – Lançamento Protocolo da Escuta Especializada de Presidente Prudente-SP

9h30 – Palestra “Aspectos Legais da Lei 14.344/22 – Henry Borel”

10h15 – Palestra "A família da criança vítima de violência: contextualizando"

11h – Debate

12h - Encerramento

Sobre os palestrantes

Mariana Hauser de Castilho é mestre em Psicologia, coordenadora do curso de Psicologia da Toledo Prudente e psicóloga judiciária da Vara da Infância e da Juventude.

Orivaldo de Souza Ginel Junior é Defensor Público da Infância e Juventude de Presidente Prudente.

E Elaine Dias é gerente do CREAS 1 e coordenadora do Comitê de Gestão Colegiada.