MUITO CONHECIMENTO

Curso de Design de Interiores faz viagem a SP e alunas contam como foi a experiência

Elaine e Andressa puderam visitar locais que ainda não conheciam, como a Casa de Vidro, Pinacoteca e a Sala São Paulo.

Julhia Marqueti

20/04/2023

Sair da sala de aula e poder mergulhar em locais que são repletos de história que envolve a Arquitetura e o Design de Interiores é mais do que essencial.  E foi exatamente essa experiência que alguns alunos do curso vivenciaram do dia 13 ao dia 16, em São Paulo. Elaine Amaro Delfino e Andressa Mitie Babichi Tanaka dividiram suas vivências durante o período.


As alunas do curso de Design de Interiores da Toledo Prudente estiveram em locais que ainda não haviam conhecido e, juntamente com os professores, puderam se aprofundar ainda mais no curso que escolheram.


Elas visitaram a Liberdade, o Bairro do Bixiga, a Vila Itororó, a Casa de Dona Yaya, a Estação da Luz, a Pinacoteca, o Farol Santander, a Praça das Artes, a Casa de Vidro, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e, por fim, o Parque Ibirapuera.


Segundo Elaine, desde antes da viagem a expectativa era de que voltasse de São Paulo com o conhecimento ampliado, e foi exatamente isso o que aconteceu.

“Eu queria muito fazer essa visita com os professores, porque fotos e vídeos eu já tinha visto, mas ter a experiência de ir pessoalmente é indescritível”, afirma.


A mesma sensação também foi causada na aluna Andressa, que aproveitou para destacar a visita que mais curtiu fazer.


“De todos os locais visitados gostei mais da pinacoteca. Lá é maravilhoso e com o professor especialista acompanhando ficou muito mais fácil compreender as obras, enxergar pessoalmente o que estava sendo explicado. Muito melhor que ver em slides”, brincou.


Já para Elaine, o local que ganhou o seu coração, foi outro.


“Foram alguns lugares que amei, mais dentre eles acho que foi a Sala São Paulo, em especial a sala de orquestra. Fiquei impressionada com tantos detalhes e ali pude ver o quanto sou apaixonada por arquitetura e não só pelo design de interiores”, explica.


Mais do que estar no lugar, sentir ele

As alunas realmente aproveitaram a oportunidade de estar em locais que passaram grandes designs e arquitetos, e aproveitaram cada segundo da viagem. Elas sentiram toda a atmosfera que o ambiente entrega para quem está ali realmente presente.


“Ver as obras pessoalmente e estar nos lugares que os arquitetos estiveram um dia, um exemplo é a casa de vidro de Lina Bo Bardi, isso é uma inspiração maravilhosa. É único poder sentir o que aquele lugar passa. Foi realmente um privilégio poder ter aulas e estar nesses lugares”, afirma Elaine.


Já formada em Arquitetura e Urbanismo pela Toledo Prudente, Andressa destacou que ainda não havia conseguido fazer esse tipo de viagem com a sua turma anterior, mas que acredita que conseguiu realizar esse desejo no tempo certo.


“Acho que aprendi muito mais agora do que se eu fosse anos atrás. Minha cabeça está mais focada, então aproveitei cada momento dessa viagem e foi maravilhoso! A presença da obra faz uma diferença enorme. A bagagem faz muita diferença na hora de colocar as ideias em prática e essa viagem agregou muito pra mim, muito conhecimento em aula eu pode ver e entender melhor como funciona”, finalizou Andressa.