TOLEDO BEM REPRESENTADA

Aluno de Direito conquista vaga em curso da Corte Interamericana de Direitos Humanos

Arthur Garcia cursa o 4° termo e será um dos dois representantes brasileiros no Semillero Latinoamericano de Direitos Humanos; Além dele, Thaline Bogalho representou o Centro Universitário na edição passada.

Julhia Marqueti

14/04/2023

A maioria dos alunos entram na graduação sonhando em realizar algum curso que melhore ainda mais o seu currículo e, claro, traga ainda mais experiências juntamente com os anos na faculdade. E se, por acaso, ele for internacional, é ainda melhor! 


No caso do aluno do curso de Direito, da Toledo Prudente, Arthur Bonifácio Garcia, não foi diferente. Afinal, ele será um dos dois representantes brasileiros no Semillero Latinoamericano de Direitos Humanos.


Ao todo, participarão do curso 40 alunos, de 15 países diferentes. Só no Brasil, foram mais de 250 inscrições.


“Receber a notícia que eu iria representar a Toledo e o Brasil foi uma felicidade indescritível, com certeza será de grande proveito para o meu currículo e como experiência de vida. Ter aula com grandes mestres sobre Direitos Humanos, em espanhol, com pessoas de outros 14 países é uma oportunidade única”, conta empolgado, Arthur.


O Semillero é organizado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, pela fundação Konrad Adenauer e pelo Centro de Direitos Humanos da faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.


Com a vaga já conquistada, Arthur não deixa de colocar a Toledo Prudente como um degrau essencial nesta conquista. 


“A Toledo Prudente sempre incentiva os alunos, desde o início da graduação, a participar de eventos e competições internacionais. Desde que entrei, desejo ter a oportunidade de realizar um curso dessa magnitude e, ainda no 4º termo, fui agraciado com a aprovação, possibilitada pelos inúmeros grupos de estudo sobre Direitos Humanos e áreas correlatas”, destaca Arthur.


As aulas, que serão feitas de forma online, terão início já no dia 15 e seguem até outubro deste ano. 


Toledo Prudente representada pelo 2° ano consecutivo

A Toledo Prudente estar presente no Semillero Latinoamericano não é uma novidade. Afinal, no ano de 2022, quem representou o Centro Universitário foi a Thaline Bogalho, também estudante de Direito.


Após finalizar todo o processo do curso, Thaline destaca o quão enriquecedor foram os encontros e, claro, o prazer que foi representar a Toledo Prudente e o Brasil na oportunidade. 


“O curso possibilita visualizar as muitas realidades da América Latina. Além disso, o Semillero proporciona aulas com grandes nomes do Direito Internacional dos Direitos Humanos, com aqueles que trabalham na própria Corte Interamericana de Direitos Humanos, por exemplo. É gratificante ser selecionada para aprender com as referências da área, em uma organização que inclui a própria Corte, porque além dos ensinamentos sobre como atuar no Sistema Interamericano de Direitos Humanos, temos esse voto de confiança no trabalho que já estamos fazendo e na carreira que almejamos”, conta Thaline.


Apaixonada pelo tema de Direitos Humanos, a aluna da Toledo Prudente destaca o novo olhar para o mundo que o Semillero proporciona e aproveita para aconselhar o colega de curso que está prestes a iniciar a caminhada.


“Minha dica para o Arthur é: aproveite cada segundo e comentário, as pessoas envolvidas no curso vivem os Diretos Humanos e há muito o que podemos aprender, mas não só isso, como toda as aulas são em espanhol, essa é uma baita maneira de melhorar o entendimento no idioma”, finaliza, Thalina.


Sobre o curso

No Semillero Latinoamericano de Direitos Humanos de 2023 serão realizadas oficinas debates que funcionarão como espaços de discussão entre os participantes sobre diferentes temas de direitos humanos. 


Na aula, após ouvir uma breve apresentação de um especialista, o trabalho continuará em pequenos grupos que serão guiadas por dois tutores, que permanecerão durante todo o curso. 


Além desta atividade também terão debates, drills, role-playing, resolução de casos, entre outros, por meio da participação ativa e contribuições significativas.


Por fim, deve ser elaborado um projeto final, utilizando as ferramentas e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso sobre um dos temas propostos. Tal trabalho deverá ser apresentado em uma sessão de discussão regional que acontecerá em novembro e que acontecerá virtualmente. Para a preparação dos trabalhos serão ministradas oficinas de metodologia de pesquisa ao longo do curso e contarão com o acompanhamento contínuo de seus tutores designados. 


Direito é na Toledo Prudente

O curso de Direito é pioneiro na Toledo Prudente e também é a primeira faculdade de Direito de Presidente Prudente da região.


É um dos melhores cursos do Brasil, segundo o MEC (Ministério da Educação), tendo conquistado 7 Selos OAB Recomenda, concedidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) devido aos altos índices de aprovação dos seus alunos nesse exame profissional.


O objetivo da faculdade de Direito é formar profissionais com amplo saber jurídico, preparando-os para exercer atividades além dos conhecimentos e dos parâmetros técnicos de um simples operador do Direito.


Ao longo dos seus mais de 50 anos, a graduação tem formado profissionais diferenciados e qualificados para o mercado de trabalho, inclusive personalidades que alcançam posições de destaque na advocacia, promotoria estadual e federal, nas delegacias, procuradorias, magistratura e nas mais variadas carreiras jurídicas não apenas em nossa região, mas em todo o Brasil.


O bacharel em Direito pela Toledo Prudente Centro Universitário não ocupará a posição de mero espectador em seu processo de ensino-aprendizagem, já que além do conteúdo visto em sala de aula, com apoio das metodologias ativas, terá amplas oportunidades de atuação prática junto ao seu Escritório Jurídico ou outros campos de estágio.