ESTUDANTE AUTISTA

Toledo Prudente oferece palestra sobre o protagonismo no autismo

Ministrado pela professora Barbara Moreno, professora do curso de Psicologia, a atividade contará com pessoas autistas para envolver ainda mais o assunto

Julhia Marqueti

20/03/2023

Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é comemorado no dia 2 de abril, o curso de psicologia da Toledo Prudente, promove a palestra “É sobre estudante autista, sim”.


INSCREVA-SE


O encontro será ministrado pela professora Barbara Moreno, no dia 3 de abril, das 19h às 21h, e toda a comunidade acadêmica da Toledo Prudente, escolas, e comunidade em geral, estão convidados.


A palestra terá o objetivo de contribuir para inclusão da pessoa autista na sociedade, através do enfrentamento ao preconceito e demonstração de seu protagonismo.


Para dar ainda mais aprofundamento no assunto, o evento contará com a presença de convidados diagnosticados com autismo, para que possam contribuir com as discussões. Com isso, a realidade do dia a dia será coloca em pauta, para que seja compreendida totalmente.


“Teremos convidados autistas, que vivenciam o espectro.  Desta forma, podemos proporcionar respostas mais concretas aos ouvir sobre essas vivências, por meio daqueles que realmente experienciam o autismo””, explica Barbara.


Adaptações na palestra

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje, o transtorno do espectro do autismo (TEA) atinge 1 em cada 160 crianças no mundo e 2 milhões de pessoas só no Brasil.


Porém, o autismo ainda é visto pelas pessoas como um tabu. Além disso, tendem a ter uma visão errada do que é essa condição e quais são as características de uma pessoa autista. O que gera, muitas vezes, preconceito, principalmente por conta de algumas adaptações que as pessoas autistas necessitam.


Sabendo disso, a professora não perdeu tempo em realizar essas adaptações no encontro. Além de fazer com que o ambiente fique aconchegando para os convidados, será uma experiência única para aqueles que não são autistas.


“Vamos realizar essas adaptações para que nada incomode os nossos convidados. Serão coisas como: som não muito alto, luz não tão forte, entrega de itens sensoriais para estimulação, essa é a programação prévia... Tudo para quê seja um encontro único e repleto de conteúdo”, destaca a professora.


Convidados especiais

Como dito acima, os convidados da roda de conversa serão pessoas autistas. Entre os confirmados, estão Nicolly Pereira do Amaral e Caio Gharib.


Feliz com o convite e por conhecer a proposta da Toledo Prudente, Nicolly não espera nada menos do que agregar na percepção das pessoas sobre inclusão e desmistificar um pouco do autismo.


“É como se fosse um ’bicho de sete cabeças’, esse é o senso comum. Quero levar um pouco da nossa perspectiva para os neurotípicos, e, principalmente, lembrar que deficiências invisíveis existem, autistas (não só crianças) existem aos montes e normalmente estão no cotidiano de muita gente, mesmo passando despercebidos”, enfatiza, Nicolly.


Mais informações sobre Barbara Moreno

Psicóloga, mestra em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro de Ciências do Comportamento Paradigma – SP, onde pesquisou sobre Sexualidade e Autismo Adulto. Barbara também é especialista em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, Atrasos no Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCar. Trabalha com intervenção e supervisão individualizada e em grupo para indivíduos no TEA, na TEAjudo Análise do Comportamento. É professora e responsável pela elaboração do projeto pedagógico da Pós-Graduação em ABA ao TEA, do Cesc Cursos. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Toledo Prudente e supervisora de manejo comportamental e alfabetização em Instituições especializadas ao TEA.


Mais informações sobre Nicolly Pereira do Amaral

Formada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Neuroeducação. Atualmente trabalha como professora de ensino básico na rede estadual.