DIREITO

Toledo Prudente apresenta representantes para a Competição de Washington, de 2024

Isabela Vincoleto Soares e Arthur Bonifácio Garcia já estão em preparação para o IAMOOT.

Julhia Marqueti

20/12/2023

Entra ano e sai ano e uma das certezas do curso de Direito da Toledo Prudente é que ele será representado no IAMOOT (Inter American Human Rights Moot Court Competition), em Washington, nos Estados Unidos.

A “Competição de Washington”, como é conhecida, está indo para a sua 29ª edição e a Toledo Prudente vai para a 14ª participação. Marcando presença desde 2009, o Centro Universitário não ficaria de fora em 2024.

Por isso, o curso de Direito já selecionou os alunos que representarão a instituição no próximo ano. São eles: Isabela Vincoleto Soares, do 4° termo, e Arthur Bonifácio Garcia, do 5°.

Com a preparação em andamento, ambos destacam a ansiedade em viver esse momento presencialmente. Isso porque, tanto Isabela quanto Arthur, já acompanharam seus colegas representando a Toledo Prudente nas oportunidades anteriores.

Representar o Centro Universitário na Competição de Washington é um marco para aqueles que conseguem. Afinal, já é tradição a Toledo Prudente retornar ao Brasil com ótimos resultados. Mas isso não assusta os próximos representantes e, sim, serve como combustível para buscar um resultado ainda maior.

“A expectativa para participar da competição é muito grande, inicialmente porque a gente vai pra um país que nem eu, nem a Isa, fomos antes, e segundo lugar porque a gente tem um sentimento de gratidão pela Toledo Prudente e a gente pretende levar ela a um patamar que nunca chegou, no caso, chegar à final da competição”, destacou o aluno.

Para Isabela, o sonho que começou no início da graduação, está prestes a se tornar realidade e, é claro, os objetivos, assim como do Arthur, são enormes.

“Participar da Iamoot é um sonho que tenho desde que entrei na faculdade. O coração está a mil, cheio de planos, metas a serem cumpridas, mas acima de tudo muito grata por essa oportunidade que a Toledo Prudente nos proporcionou. As expectativas são muito altas e o maior objetivo é chegarmos na final da competição!”, enfatiza Isabela.

Porém, é sempre importante ressaltar que além dos dois representantes, a Toledo Prudente conta com um time de treinadores que auxiliam em todos os momentos, desde a preparação até o andamento da competição em geral.

“Nós estamos com a equipe formada. Temos o caso em mãos e já estamos nos preparando para as rodadas. Além disso, nossos treinadores têm nos dado muito apoio com a organização da própria viagem”, explica a aluna.

Os nomeados para a importante missão ainda destacam os motivos pelos quais foram os escolhidos, afinal, estar ali não é para qualquer um.

“Acredito que foi uma escolha que ocorreu ao longo do tempo. Eu morava em Venceslau, vinha todo dia às 5h da manhã de ônibus e chegava em casa quase meia-noite. A Isa também ficava o dia todo na faculdade e eu acredito que nossa seleção veio daí”, comenta Arthur sobre todos os anos de dedicação ao curso.

Já Isabela conta também sobre as participações em outros eventos que a fizeram acreditar que estar na Iamoot era sim possível.

“Eu participei como pesquisadora na última competição [de Washington], além de ser monitora junto com o meu co representante, Arthur, do Grupo de Competições do Sistema Interamericano, que se destina a preparar alunos para a Iamoot. Então, estamos nos preparando já a algum tempo para a Competição, e muito felizes por termos sido selecionados para o próximo ano”, finaliza.

Mais sobre o IAMOOT de 2024

A próxima edição da Competição de Washington está marcada para acontecer do dia 19 ao dia 24 de 2024 e terá como tema “Proteção e garantias dos Direitos Humanos em ambientes digitais”.

Conheça os alunos que já representaram a Toledo Prudente:

2009 – Caique Tomaz e Daniel Colnago

2010 – Janaina Coimbra e Felipe Santos