NO PÓDIO

Egresso de Arquitetura conquista premiação por apresentar soluções para o Parque do Povo

Projeto é resultado de TCC do ex-aluno Marcos José Martins da Costa.

Julhia Marqueti

11/12/2023

Quem é de Presidente Prudente e região já está acostumado a ver notícias sobre a ocorrência de enchentes provocadas no período das chuvas na região do Parque do Povo. Pensando em buscar soluções para contribuir com o município, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (Aeaapp) e a Associação Amigos do Parque do Povo se organizaram e lançaram o desafio “De Olho na Nossa Cidade”, em março deste ano.

Nos últimos dias, o resultado do concurso foi divulgado e, entre tantos trabalhos, a segunda colocação ficou para o projeto desenvolvido pelo egresso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Marcos José Martins da Costa, juntamente com o engenheiro civil Eder Martins Menossi. Além da excelente colocação, os profissionais ganharam R$6 mil como premiação.

Nomeado por “Projeto de Reestruturação e Requalificação do Parque do Povo de Presidente Prudente - SP”, o projeto prevê a implantação de galerias de retenção em pontos estratégicos.

“Entre tantas etapas, fizemos também uma análise dos principais pontos do Parque do Povo que tem maior incidência de encontros dos escoamentos superficiais e, após, desenvolvemos o Plano Piloto, com o objetivo de reutilizar as águas captadas no próprio parque, realizamos também o estudo do sistema multi escalar que permite a execução de grandes ou pequenas galerias, indo de acordo com o poder financeiro municipal e com o espaço disponível para a implantação”, explicou Marcos.

Ainda segundo ele, o fato de o Parque do Povo fazer parte da história da cidade prudentina, faz com que o projeto se torne ainda mais importante em sua carreira profissional. É válido destacar que o projeto foi resultado do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), ou seja, todo o desenvolvimento dele começou ainda dentro das salas de aula da Toledo Prudente.

“Hoje o parque atende toda a população sem distinções o que o torna o espaço ainda mais importante e, por se tratar de um problema recorrente [as enchentes] vejo que cumpro com o papel que a Arquitetura deve atender que é o bem comum”, conta o egresso.

Já sobre a premiação, Marcos destaca o número de participantes que o concurso recebeu e, consequentemente, o prazer que é estar entre os primeiros colocados.

“Fiquei muito contente com o reconhecimento do meu trabalho, pois o concurso recebeu diversas propostas muito boas de vários outros profissionais, então atingir essa classificação foi muito gratificante”, finaliza.

Reconhecimento ainda dentro da sala de aula

Segundo a coordenadora do curso, Júlia Fernandes Guimarães, a dedicação e comprometimento do Marcos ainda dentro da sala de aula era visto com bons olhos e, por isso, não é novidade a premiação e o reconhecimento.

“É muito bacana ver um egresso da Toledo Prudente se destacando em um concurso de projetos. Durante a formação dos nossos alunos procuramos sempre trabalhar com problemas reais que fazem parte do dia a dia das pessoas e das cidades e o Parque do Povo é um dos inúmeros estudos de caso que exercitamos. O destaque no concurso é o resultado de um ex aluno exemplar que hoje é um profissional de sucesso”, finaliza a coordenadora.