APRENDIZADO PRÁTICO

Alunos de Sistemas de Informação criam aplicativos com foco em Desenvolvimento Sustentável

Durante o trabalho, foram desenvolvidas habilidades de codificação, análise e desenvolvimento de sistemas.

Julhia Marqueti

19/12/2023

Dificilmente, hoje em dia, exista alguém que não utilize pelo menos um aplicativo de celular. Nos últimos anos, parece que tudo se resume a eles:

uso do banco digital, leitura de livros, redes sociais, serviços de transporte, entrega…

É válido destacar que por trás de todos os aplicativos instalados nos celulares, há um profissional capacitado para fazer todo o desenvolvimento do projeto. Mas, antes mesmo do profissional se formar, há um caminho de estudos que o permitiu tirar todos os projetos do papel.

E é exatamente todo esse conteúdo de codificação, análise e desenvolvimento de sistemas que os alunos do 8° termo de Sistemas de Informação, da Toledo Prudente, tiveram no último semestre.

Na disciplina de Programação Mobile, com a professora Ana Paula Ambrósio Zanelato, os universitários tiveram a missão de realizar a criação de um aplicativo móvel. Quer dizer, não só a criação, como a elaboração do projeto, a compreensão da ideia e, é claro, o desenvolvimento.

Segundo a professora, eles utilizaram a temática "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU" e o framework React Native, com integração total de aplicações. Tudo isso por meio de um mecanismo simples, porém extensivo para interligação de serviços, independentemente da plataforma, linguagens de programação ou modelo de objeto.

Ainda de acordo com a docente Ana Paula, as habilidades desenvolvidas foram: codificação, análise e desenvolvimento de sistemas e conscientização dos objetivos de desenvolvimento sustentável, o que contribui para o desenvolvimento profissional de cada universitário.

A professora comentou ainda sobre o mercado de desenvolvimento de aplicativos estar em constante alta, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, e, por isso, a demanda por desenvolvedores de aplicativos deve crescer 25% entre 2021 e 2031.

“Essa taxa de crescimento é considerada muito mais rápida do que a média. Dessa forma, estamos formando profissionais capacitados para atender essas vagas, cujo mercado encontra-se em expansão. Além disso, os estudantes tornaram-se mais conscientes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca Ana Paula.

Vivência prática

O João Lucas Aglio Garcia, aluno do curso, foi o responsável por desenvolver a Library: aplicativo com foco na reserva de livros online. Segundo ele, os usuários podem reservar livros disponíveis por um determinado tempo e ler dentro do aplicativo.

Além disso, os administradores do aplicativo podem cadastrar novos livros, editoras e categorias de livros. O que possibilita o aplicativo ter diferentes opções para cada vez mais atingir mais leitores.

“Escolhi esse tema por conta de um projeto pessoal que eu já havia dado início anteriormente para os estudos, aí aproveitei para aplicar na disciplina de Programação Mobile também. Acredito que o aplicativo facilitará a vida dos usuários por conta do sistema simples de reserva de e-books, onde o ele pode ter acesso a uma grande acervo, caso entre em produção, por exemplo”, conta João.

Por último e não menos importante, o universitário destaca a importância da atividade prática e qual foi a etapa mais fácil para ele.

“O ponto mais fácil de desenvolver o aplicativo é que eu já trabalho com a linguagem que utilizei, o JavaScript e PHP, mas foi desafiador colocar os conceitos do React Native juntamente com TypeScript pra colocar os meus conhecimentos em um aplicativo mobile”, finaliza.

Confira os aplicativos criados:

Receitas Saudáveis: app para compartilhamento de receitas saudáveis.

Coin Converter: app para auxiliar na conversão de moedas.

Sustenta Água: app para ajudar a controlar o consumo da água e comparar com médias.

Nutriflex:  app com dietas voltadas a pessoas com diabetes, colesterol e outras.

Water Saving: app para controle de consumo de água, ajudando a analisar se o consumo está dentro ou fora da média de consumo do local.

Documentário: app para compartilhamento de documentários

Library: app para auxiliar e incentivar a leitura on-line.

Eco Mais: app com informações de poluição de veículos e ajuda no cálculo de gasto carbônico do combustível do usuário.

Finanças: app para gerenciar finanças.

Living Up: app para auxiliar o usuário com lembrete de consumo de água, hora de comer e dormir.

Adote Pet: app para compartilhar pets para adoção.

Learning To Do: app para controle de tarefas.

Saúde 360: app de saúde e bem-estar, com controle de atividades e alimentação.

Carbono: app para cálculo de carbono.

Digital flyers: app para compartilhamento de anúncios de vagas de emprego.