BELO HORIZONTE

Toledo Prudente está na fase final da IV Competição Brasileira de Direito e Processo Penal

Evento ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro e quem representará o Centro Universitário serão Aienny Cristiny da Silva Gyorfi, Rafaela Ribeiro e Ana Clara Ferreira Beraldo.

Julhia Marqueti

08/11/2023

Nos dias 10 e 11 de novembro, o curso de Direito da Toledo Prudente marcará presença em mais uma competição nacional. Desta vez, trata-se da IV Competição Brasileira de Direito e Processo Penal (CBDPP).

O evento é organizado pelo Instituto de Ciências Penais Jovem (ICP Jovem) e acontecerá em Belo Horizonte/MG. Ao todo, cinco alunas representarão o Centro Universitário, sendo elas: Aienny Cristiny da Silva Gyorfi, Rafaela Ribeiro e Ana Clara Ferreira Beraldo, que ainda contam com as alunas pesquisadoras, Valentina Herbella Neves e Raissa Pompei.

As alunas fazem parte do Grupo de Competições de Direito Processual Penal (GCDPP) da Toledo Prudente, que tem como objetivo o estudo das ciências criminais e pesquisa contemporânea do processo criminal no Brasil e esta será a terceira vez em que estarão na competição.

De acordo com o edital, a IV CBDPP possui duas fases: uma fase escrita, que é conhecida como fase de memoriais escritos, no qual as alunas já avançaram, e a fase oral, que será realizada presencialmente, simulando um julgamento diante de um Tribunal.

Além das alunas que representarão presencialmente a instituição, a equipe também contou com a participação dos treinadores Lucas Noya dos Santos, Lucas Souza Gonçalves e Lorena Novaes Meira na fase de memoriais, bem como dos treinadores Daniel Ferreira, Rafael Henrique dos Santos, Arthur Garcia e Fernando Xavier na fase de sustentações orais.

Para a universitária, Ana Clara, a participação no evento é desafiadora e enriquecedora, afinal, os dias de treinamento acrescentaram muito em sua vida acadêmica e, futuramente, profissional.

“Aprendi e ainda estou aprendendo muito, em nenhum momento me arrependi e digo que todos os alunos deveriam ter essa experiência, que vai se intensificar ainda mais lá em Belo Horizonte, onde teremos a oportunidade de conhecer grandes nomes do Direito”, destacou.

Ainda segundo Ana, as expectativas são altas, principalmente pelo empenho e dedicação que colocaram no projeto.

“As expectativas são muito boas e as chances altíssimas, pois trabalhamos duro e intensamente com a ajuda dos monitores e da equipe. Sou muito grata a cada um que nos ajudou e motivou durante o processo e principalmente a Toledo Prudente por nos proporcionar experiências tão incríveis”, finalizou.

E não é apenas para a Ana que o sentimento é de gratidão. Segundo um dos treinadores, Fernando Xavier, é gratificante e empolgante ver uma equipe tão dedicada na segunda fase da competição.

"A equipe está alinhada e confiante para a próxima fase da competição. O grupo é composto exclusivamente por mulheres competentes e tenho certeza que farão um excelente trabalho representando nossa Instituição em outro Estado, assim como fizeram na fase escrita", informou um dos treinadores Fernando Xavier.

Mantendo a tradição

Para o coordenador pedagógico do curso, do curso de Direito, Lucas Pires Maciel, a participação em mais uma competição é apenas a prova da qualidade de ensino da Toledo Prudente.

“Com enorme alegria nós recebemos a informação da aprovação das nossas alunas na primeira fase e é uma enorme satisfação saber que os alunos mantêm a tradição da Toledo Prudente em participar de eventos nacionais e internacionais de competições que realmente fazem toda a diferença e são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos alunos”, destaca.

Além disso, o também docente do curso enfatiza o quanto as participações em competições são importantes para o desenvolvimento dos alunos como futuros profissionais.

“As participações permitem que os nossos alunos desempenhem a habilidade de uma pesquisa jurídica, uma melhoria na argumentação e uma experiência única de participação em eventos. Então isso só mostra o quanto os nossos alunos estão preparados para fazer esse levantamento de teses jurídicas, melhorar oratórias . Tudo isso é fundamental e a base de tudo para termos resultados de expressão”, finalizou.