ABERTO AO PÚBLICO

Competição de Ponte de Macarrão será no dia 13 na Toledo Prudente

Alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo farão parte da atividade. Interessados na área podem marcar presença.

Julhia Marqueti

06/11/2023

Você já pensou em fazer uma ponte com macarrão e descobrir o quanto ela aguentaria de peso? Na Toledo Prudente, os alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo foram desafiados a realizar a construção das pontes, no próximo dia 13.

INSCREVA-SE

Porém, a atividade não é simples como parece!

Por trás do trabalho que será finalizado com a construção das pontes, os sete grupos tiveram muito estudo. Afinal, a atividade faz parte das disciplinas de Projeto II - Sistemas Estruturais e Tecnologia das Construções e tem como objetivo se aprofundar no conteúdo teórico antes estudado. Um dos pontos principais do estudo durante o mês de desenvolvimento do trabalho foi o ensaio de ruptura, etapa essencial na construção civil.

Para que as pontes sejam criadas da melhor forma, a construção será feita a partir de requisitos passados anteriormente, como dimensões e tipo de macarrão.

A parte legal é que não apenas os estudantes das áreas serão desafiados, como também aqueles que têm interesse no curso. Afinal, o evento será aberto ao público, com vagas limitadas e exclusivas para aqueles que estejam dispostos a colocar a mão na massa, literalmente.

INSCREVA-SE

A competição oficial começará às 19h. Porém, a partir das 18h, o professor Felipe Chaves fará uma introdução ao assunto com os alunos do Ensino Médio e interessados e, é claro, ensinará como as pontes deverão ser construídas e as técnicas usadas para chegar ao melhor resultado.

Segundo o professor Felipe, a competição também tem o objetivo de desenvolver as habilidades dos futuros profissionais e mostrar um pouco da profissão para aqueles que sonham em cursar Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo.

“Vamos incentivar o trabalho em equipe, criatividade, comunicação e resolução de problemas. A ideia da competição é envolver os alunos em uma dinâmica diferente e, também, recepcionar aqueles que, quem sabe, serão os futuros alunos dos cursos”, conta o professor.