ATIVIDADE PRÁTICA

Alunos de Administração finalizam semestre com a criação de 6 empresas

Na disciplina de “Desenvolvimento de Novos Negócios (My Startup)” universitários obtiveram ótimos resultados com a criação de seis empresas extremamente inovadoras.

Julhia Marqueti

10/11/2023

Ao fim do semestre, muitos projetos que foram desenvolvidos ao longo dos últimos meses tomam suas formas finais. E foi exatamente isso o que aconteceu para os alunos do 8° termo de Administração, da Toledo Prudente.

Durante toda a disciplina de “Desenvolvimento de Novos Negócios (My Startup)”, que é aplicada pelo professor Oscar Fujita, os universitários foram desafiados a criarem empresas inovadoras.

A atividade foi realizada em parceria com o SEBRAE e com a ABS Startup, e segundo o professor, os resultados foram extremamente satisfatórios e de acordo com a capacidade dos alunos, ou seja: ótimos.

Ainda de acordo com Oscar Fujita, além da criação das empresas em si, existem pontos que devem ser destacados, como as inovações impostas em casa empresa.

“A utilização da metodologia Business Model Canvas (BMC), com desenvolvimento de PMV e o uso intenso da Inteligência Artificial (IA) nas Startups, são aspectos que merecem destaque, pois elevaram significativamente a qualidade técnica dos projetos, além de desenvolver as softs skills nos participantes, tão necessários no ecossistema corporativo da inovação, tecnologia e empreendedorismo”, destaca o professor.

O aluno Marcel Silva Paes Oliveira é representante do grupo que criou a “Dyna Club”, empresa que atua na área de games, mais especificamente no jogo Counter Strike 2. Para ele, o projeto contribui muito para a vida acadêmica e profissional.

“A partir dele, pude entender a formação de uma empresa, e que para montar uma empresa não se trata apenas em ganhar dinheiro, mas também em agregar na sociedade de modo em que ajude pessoas a conquistarem seus objetivos. Acho muito importante este trabalho pois a indústria dos games já se tornou uma potência no mercado brasileiro e tem trazido motivação para diversos jovens do mundo”, destacou o aluno.

Conheça as demais empresas

- Deméter: que tem como foco o papel reciclado e todo o seu processo realizado por meio de papel semente;

- Petshop Móvel: que atua no segmento de banho e tosa de animais de forma “in loco”;

- Fix Service: desenvolvimento de um app que conecta profissionais liberais com seus clientes;

- Hona: que atua no segmento de venda de produtos artesanais e consultoria administrativa;

- Genesis: que desenvolveu app para monitorar os veículos (manutenção), conectando oficinas/prestadores de serviços credenciados com seus clientes e inclusive, fomentando a comercialização dos mesmos.