SAÚDE E BEM-ESTAR

Fisioterapia da Toledo Prudente participa da Sipat do Município de Presidente Prudente

Estudantes e professora trabalharam a ergonomia no trabalho com os servidores municipais e da Prudenco.

Laís Ernesto

09/10/2023

O curso de Fisioterapia da Toledo Prudente participa da Sipat – (Semana Interna de Prevenção de Acidentes Unificada), do Município de Presidente Prudente. O evento, que aconteceu de segunda-feira (02) até sexta (06), reuniu profissionais das secretarias municipais da cidade.

Os alunos da graduação, acompanhados da professora Allysiê Cavina, estiveram hoje, na Inova Prudente, para desenvolver o tema “Ergonomia do trabalho” com os participantes da Sipat.

Além de uma palestra, informando sobre a importância do tema, os estudantes ensinaram alguns exercícios de alongamento que podem ser feitos no dia a dia profissional.

Sobre a ergonomia

Segundo a professora, a ergonomia desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores. “Ela se concentra no design e organização do ambiente de trabalho para que se ajuste às necessidades e capacidades dos indivíduos: disposição de móveis, equipamentos e ferramentas de trabalho de forma a minimizar riscos de lesões, fadiga e desconforto”, explica a Allysiê.

Uma pausa para alongamentos, durante a jornada de trabalho, pode ser uma aliada da saúde e bem-estar do trabalhador. A professora salienta que os exercícios de alongamento desempenham um papel crucial na promoção de uma postura saudável e na prevenção de dores musculares e lesões relacionadas ao trabalho.

“Os exercícios ajudam a relaxar músculos tensos, aumentar a flexibilidade e melhorar a circulação sanguínea. Durante o dia de trabalho, as pausas para alongamento podem aliviar a tensão acumulada nos ombros, pescoço e costas, que são áreas frequentemente afetadas por má postura e longos períodos de trabalho sentado”, destaca a docente.

Teoria e prática

Ao participarem de ações como esta, os alunos do curso de Fisioterapia vivenciam o dia a dia da profissão. A junção da teoria e da prática, muito comum no curso de Fisioterapia da Toledo Prudente, ajuda a formar um profissional qualificado e preparado para o mercado de trabalho.

“Envolvendo os alunos em ações como a palestra sobre postura e ergonomia no trabalho, estamos proporcionando uma oportunidade valiosa de aprendizado na prática e aplicação de conceitos teóricos. Os alunos têm a chance de vivenciar a importância da ergonomia e compreender como seu conhecimento acadêmico se traduz no ambiente de trabalho real”, conclui Allysiê.

A professora completa ainda que, esse tipo de experiência permite que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, à medida que se envolvem na organização e apresentação da palestra.

Fotos: Secretaria de Comunicação de Presidente Prudente