METODOLOGIA ATIVA

Direito da Toledo Prudente promove Audiência Pública sobre saúde mental, no sábado (28)

Alunos do 2° termo apresentarão projetos sobre o tema.

Julhia Marqueti

26/10/2023

Os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente estão sempre prontos para os desafios que a graduação proporciona. Afinal, no Centro Universitário, diversas atividades são feitas para que o desenvolvimento profissional de cada universitário aconteça da forma esperada.


Desta vez, os alunos do 2° termo, foram desafiados a participarem de uma Audiência Pública. A atividade acontece por meio das disciplinas de Direito e Humanidades, comandada pelo professor Renato Herbella,  e Direito e Ciências Sociais, pela professora Amanda Rodrigues, e faz parte do PjBL (Project Based Learning).


O projeto tem como objetivo transformar alunos em pensadores independentes, engajados e interessados. Desta vez, o tema da discussão será: "Direito à  Saúde Mental: Saúde psicológica como um direito fundamental bioético”. Ao longo das aulas, os universitários realizaram a criação de projetos e a apresentação dos trabalhos acontece no sábado (28), a partir às 8h.


Segundo o professor Renato Herbella, a atividade impacta diretamente os alunos a partir da metodologia ativa.

“Essa é uma das atividades onde temos o interesse de inovar pedagogicamente para que os alunos saiam da zona de conforto e que passem a fazer pesquisas e irem atrás do conteúdo”, conta.


Por conta dos diferentes subtemas, o evento contará com profissionais de diferentes áreas para que as discussões sejam ainda melhores: Giovana Devito dos Santos Rota, Defensora Pública, Aline Daniele Hoepers, psicóloga e docente do curso de Psicologia da Toledo Prudente, e Claudia Eloisa dos Santos, também psicóloga.


Ainda de acordo com o docente, após o tema escolhido os universitários refletiram sobre os impactos da saúde mental, a fim de relacioná-lo  com as dimensões jurídicas, sociais e filosóficas humanas, especialmente sobre o papel do Direito na construção das subjetividades e na regulação e concretização deste direito fundamental bioético.


Conheça as participantes 

Giovana Devito dos Santos Rota é Defensora Pública, coordenadora regional da Escola da Defensoria, coordenadora do Centro de Atendimento Multidisciplinar(CAM), Mestre em Educação.

Aline Daniele Hoepers é Mestra e Doutora em Psicologia, especialista em Proteção Social e docente do curso de Psicologia da Toledo Prudente. Também é autora de livros, capítulos e artigos científicos relacionados à psicologia jurídica, psicologia social, violências, saúde mental, interseccionalidade, afetos e gênero.

Claudia Eloisa dos Santos é psicóloga e terapeuta de casal e família, possui pós-graduação em Saúde Mental, Dependência química,  Gestão em Saúde, Formação em Terapia de Casal e Família, além disso é pós-graduanda em Neuropsicologia.