A FASE DOS “PORQUÊS”

Curso de Pedagogia EAD estimula conhecimentos na prática sobre desenvolvimento biopsicossocial

Disciplina ministrada pela professora Fabiane Rizo instiga os estudantes a aplicar o conhecimento em atividades práticas.

Laís Ernesto

04/04/2022

Você sabe o que é desenvolvimento biopsicossocial infantil? Pensando em desenvolver o futuro pedagogo no assunto, o curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente usa a teoria e a prática na formação de um profissional completo.

O desenvolvimento biopsicossocial infantil é um conceito que se refere ao crescimento e amadurecimento de uma criança nas dimensões biológica, psicológica e social. Resumidamente, é a também conhecida fase dos “porquês” e que é preciso ter um amplo conhecimento para lidar e contribuir com o desenvolvimento infantil.

A professora da disciplina, Fabiane Rizo, explica que o processo de desenvolvimento infantil não pode ser compreendido apenas pelos aspectos biológicos. “Se faz necessário entender o desenvolvimento com um olhar ampliado, relacionando os fatores biológicos, psíquicos e sociais, pois, o ser humano é síntese das múltiplas determinações que relacionam-se em sua vida”, salienta.

Na prática

Ana Miralha, estudante do curso, conta que durante a disciplina, desenvolveu um trabalho prático, com um ótimo resultado. A estudante escolheu um tema junto a uma criança que foi “pinguins”. A criança ficou livre para fazer perguntas sobre o tema, fazer pesquisas, assistir a filmes sobre o assunto, a fim de desenvolver seus conhecimentos.

“Fizemos um portfólio sobre os pinguins que contava sobre suas curiosidades, seu habitat e sobre sua alimentação. Tivemos referências de filmes, pesquisas em revistas e todas as dúvidas e curiosidades que colocamos em nosso artigo científico”, explica a estudante.

Para Ana, é de extrema importância que o pedagogo tenha conhecimentos na área, pois o desenvolvimento também está nas escolas e instituições. “Precisamos ter o conhecimento desta disciplina para aprimorar as fases da crianças das suas ações, dos conceitos, do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. São fatores importantes para o desenvolvimento do aluno”, completa.

A professora conclui, ainda, que obter conhecimentos acerca do processo de desenvolvimento possibilita ao pedagogo entender como ocorre o desenvolvimento infantil para além de ideias biologizantes e naturalizantes. “Com isso, o pedagogo encontra-se mais preparado para planejar intervenções e, assim, mudar sua prática pedagógica de forma a atender as necessidades do aluno”, acrescenta.