EXPERIÊNCIAS

Alunas de Direito participam de Congresso Internacional e contam a experiência

Amanda Silva Lopes e Brendha Ariadne Cruz apresentaram seus trabalhos no VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos em Portugal.

Julhia Marqueti

20/10/2023

A Toledo Prudente sempre marca presença nos mais importantes congressos internacionais. Isso porque o Centro Universitário sabe da importância que esse tipo de vivência oferece aos seus alunos e futuros profissionais de diversas áreas.

Neste mês de outubro, foi a vez da instituição marcar presença, mais uma vez, no Congresso Internacional de Direitos Humanos, de Coimbra. Em sua 8° edição, quem representou a Toledo Prudente foram duas alunas do curso de Direito: Amanda Silva Lopes e Brendha Ariadne Cruz.

Além de apresentarem as suas pesquisas, as universitárias também tiveram a oportunidade de vivenciarem o Congresso e, é claro, se apresentarem para diversos profissionais já renomados da área.

Pensando nisso, Amanda destaca o quão enriquecedora foi a experiência para a trajetória acadêmica.

“Foi uma experiência incrível, não só por ter compartilhado minha pesquisa e estudo, mas também porque interagi e observei a dedicação de outros pesquisadores que estavam em diferentes fases da vida acadêmica, seja na graduação, mestrado ou doutorado”, destaca.

Segundo ela, a interação com os profissionais de diversas fases acadêmicas motivou-a a continuar na jornada de pesquisa, a fim de conquistar ainda mais espaço e, quem sabe, a experiência de vivenciar outros congressos.

“Compartilhei minha pesquisa com a banca examinadora e os demais expositores, e após cada apresentação, iniciaram-se as discussões com a participação de todos. Nessa oportunidade, tive contato com trabalhos e outras apresentações de altíssimo nível, realizados por participantes do Brasil e Portugal. Essa vivência me motivou a continuar minha jornada de pesquisa, e tenho apenas a agradecer ao Professor Sérgio Tibiriçá pela orientação na pesquisa e à Toledo Prudente pelo incentivo”, finaliza a aluna.

Amanda foi responsável pelo trabalho nomeado por “Análise Do Conceito De Refugiado E Das Políticas Públicas Do Brasil Para Recebimento De Imigrantes Venezuelanos E Efetivação Dos Direitos Humanos: Abordagem Sob A Ótica Da Ação Civil Originária 3.121/Rr”.

Já a universitária Brendha representou a Toledo Prudente com o tema “Uma Análise Sociojurídica A Respeito Dos Novos Modelos Familiares Pautados Na Afetividade No Ordenamento Jurídico Brasileiro”.

Para Brendha, além da sua própria dedicação, a Toledo Prudente tem um papel fundamental na preparação dos alunos para esse tipo de apresentação. A universitária destaca, inclusive, a experiência que teve durante as edições do ETIC (Encontro Toledo de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé”).

“Busco me dedicar à trajetória acadêmica, por isso participar do Congresso Internacional foi um momento muito importante. Pela primeira vez apresentei em um evento de maior repercussão. Nestes 4 anos de curso, participei de todas as edições que ocorreram do ETIC e, sem dúvidas, ele me preparou para esse momento pois a dinâmica de apresentação e avaliação é muito similar”, enfatiza Brendha.

A universitária ainda destaca o quanto a participação agrega em sua vida acadêmica e também em seu currículo profissional.

“Foi uma experiência única para enriquecimento do meu currículo, pois pretendo seguir carreira acadêmica após o término da faculdade. Com certeza uma participação como essa faz toda a diferença! Fico muito feliz por representar a Toledo Prudente em cenário internacional, já que foi por meio de todo o incentivo, especialmente da equipe docente, que consegui alcançar mais uma conquista”, finaliza Brendha.

Sobre o Congresso

O Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra tem o objetivo de fomentar a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.

O evento é realizado pelo Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos.