COZINHA ORIENTAL

Workshop sobre sushi e sashimi é oferecido pela Toledo Prudente

Chef Vanessa Sakotani, coordenadora do curso de Gastronomia, vai apresentar as bases da cozinha japonesa fria e o contexto social do Japão.

Vinícius Coimbra

30/01/2023

No próximo dia 10 de fevereiro (sexta-feira), você já tem um encontro marcado com a Toledo Prudente: participar do “Workshop Sushi e Sashimi Básico”, a partir das 18h, na Cozinha de Marlene. O evento será oferecido pela Educação Continuada e Gastronomia do Centro Universitário e a convidada da vez será a coordenadora e professora do curso de Gastronomia da Toledo Prudente, Vanessa Sakotani.


QUERO ME INSCREVER 


O workshop terá o objetivo de apresentar as bases da cozinha japonesa fria: sushi e sashimi, a cultura e o contexto social do Japão, aprender técnicas de preparo e produção, além apresentar e produzir diferentes tipos de sushi e sashimi (tradicionais e contemporâneos). Entusiastas de cozinha em geral poderão participar do workshop.


Durante o evento, alguns assuntos principais serão tratados. São eles: 

• Contexto histórico e cultural do Japão; 

• História do sushi e importância do arroz na cultura japonesa; 

• Sashimi: salmão e saint pieter; 

• Sushi: hossomaki (pepino e kani); uramaki (Philadelphia); futomaki (califórnia); niguiri (salmão); jyo (salmão); hot roll (salmão); temaki (salmão/ Califórnia). 


“Os participantes terão contato com ingredientes e insumos diferentes da culinária oriental, além de aprender as técnicas necessárias para fazer um bom sushi e sashimi que poderão ser reproduzidas em casa após o curso”, ressalta Vanessa. Lembrando que haverá certificado aos participantes.


Graduação em Gastronomia

De acordo com a coordenadora do curso do Centro Universitário, a Gastronomia da Toledo Prudente privilegia diversos conteúdos relacionados à história e preparo de pratos e outras disciplinas também chamam muito a atenção dos alunos, como por exemplo, Segurança Alimentar, Bioquímica, Psicologia, Direito e Gestão de Pessoas.


Sobre Vanessa Hanayo Sakotani: 

Graduada em Gastronomia, mestre em Educação, especialista em Gastronomia e Cozinha autoral, especialista em Gestão e Docência do ensino superior. Coordenadora e professora do curso de Gastronomia Toledo Prudente.