VISTA AMARELO E PARTICIPE

Setembro Amarelo: Toledo Prudente pela vida!

Intervenção utilizará obras musicais para propor reflexão sobre a importância da preservação da vida.

Laís Ernesto

08/09/2022

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio. Esta é a quarta principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, de acordo com a organização.

“Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre o tema, objetivando a prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido pois, no dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Com o objetivo de discutir sobre o tema e despertar a conscientização entre alunos, professores e colaboradores, a Psicopedagogia e o curso de Psicologia da Toledo Prudente realizarão a ação “Setembro Amarelo: Toledo Prudente pela vida”.

Na ocasião, a psicopedagoga, Neuza Gibim, a coordenadora de Psicologia, Mariana Hauser de Castilho, e os estudantes do curso, farão uma reflexão com o apoio de músicas, apresentadas por convidados.

12 de setembro, às 20h40

Lívia Coelho

16 de setembro, às 9h10

Glauco Moreira

A intervenção será realizada na área de convivência do Bloco 3 e todos estão convidados a participar.

Segundo dados do DataSUS, plataforma do governo federal que concentra informações relativas à saúde no Brasil, as mortes por lesão autoprovocada, entre 2011 e 2020, aumentaram 35%. Só em 2020 foram registrados 12.895 suicídios.

Mariana Hauser de Castilho explana que, emprego, renda, acesso a bens culturais, educação e saúde são fatores importantes de prevenção ao suicídio. “Neste contexto, políticas públicas são essenciais para a diminuição das taxas de suicídio. Para além disso, é papel das IES [Instituição de Ensino Superior] discutir a prevenção ao suicídio no espaço institucional e comunitário, propondo reflexões e disponibilizando informação de qualidade para quem está em situação de sofrimento”, destaca a coordenadora.

“Diante disso, esta atividade visa utilizar-se de obras musicais para propor reflexão sobre a importância da preservação da vida e sobre a importância do cuidado consigo e com o próximo”, completa a docente.