EVENTO CIENTÍFICO

ETIC: fábrica de super experiências!

Classificados ao pódio de 2021 relembram trajetória percorrida até o evento.

Bárbara Munhoz

22/08/2022

Do que são feitas as experiências inesquecíveis? Para Camila Oichi e Matheus Pimentel, ganhadores da última edição do ETIC (Encontro Toledo de Iniciação Científica), elas envolvem dedicação, estudo e persistência. Afinal, participar do maior evento de celebração à ciência da Toledo Prudente é uma oportunidade única e, certamente, memorável. 


Fora dos muros da faculdade, o advogado corporativo Matheus Pimentel (foto 1), relembra, com carinho, de sua participação no 17º ETIC, realizado em 2021, à luz do tema “Ciências e tecnologias nas carreiras do futuro”. Pelo terceiro ano consecutivo, ele ocupou o 1º lugar em um dos eixos de Direito, junto à colega e coautora dos artigos, Ana Lara Sardelari. 


Sob orientação de Renato Herbella, o trabalho que garantiu o pódio à dupla foi intitulado “Tecnoautoritarismo em terra brasilis: a fragilidade dos direitos fundamentais na era dos dados”, uma dissertação sobre a forma como os dados pessoais são tratados frente às novas tecnologias aplicadas a serviços públicos. 


LEIA TAMBÉM

“18ª edição do ETIC acontece nos dias 26 e 27 de setembro”

“ETIC: maior evento de celebração à ciência da Toledo Prudente”


Inovações essas observadas nas áreas de segurança, por meio de técnicas de reconhecimento facial, coleta de biometria e monitoramento; saúde, mediante coleta de dados de geolocalização de cidadãos durante a pandemia; e serviços sociais em geral, fazendo uso da coleta de dados para criação de base de dados única, o CBC. 


“É uma realização tanto pessoal quanto acadêmica. Saber que horas dedicadas aos estudos e à produção científica resultaram na obtenção de uma premiação é extremamente gratificante”, ressalta Matheus. 


Faça a diferença


O tema escolhido por Camila Oichi (foto 2), do 8º termo de Direito, tratou sobre violência e corrupção como um meio de violação ao princípio da dignidade da pessoa humana, tendo como base o comportamento dos envolvidos na Operação Lava Jato, uma das maiores operações de investigação à corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil.


Nomeado “A corrupção sob as lentes da teoria crítica humanística”, o trabalho tem coautoria de Gabriela Vernaschi e garantiu às alunas o 2º lugar no pódio da edição de 2021, com orientação de Ana Carolina Paes. 


“Em um momento tão delicado com a onda da desinformação, a pesquisa abre portas para um mundo mais emancipado e humanizado, e participar disso é um sentimento inexplicável. Já virou tradição e, com certeza, aguardo ansiosamente pelos amplos debates e incríveis ideias proporcionadas pelo ETIC deste ano”, afirma Camila. 


Participe!


A 18º edição do Encontro Toledo de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé” acontece nos dias 26 e 27 de setembro e é aberta a todos os cursos de graduação da Toledo Prudente e de outras instituições de Ensino Superior.


O tema da vez é “Universo Digital, Inteligência Artificial e os Reflexos nas Relações Humanas”. Vale ressaltar que a participação, nas modalidades ouvinte ou expositor, garante certificado de horas complementares, além de premiações que variam entre R$ 100 e R$ 400, aos que apresentarem os trabalhos em diferentes categorias. 


“Não fique em dúvida, encontre uma área de seu interesse e participe do evento. Todos são extremamente acolhedores e é um momento oportuno de trocas de experiências e aprendizados”, observa Camila. 


Inscreva-se aqui!